Até final de 2020, sede da REPAM ficava em Quito, no Equador
Da Redação, com CNBB Regional Norte 1
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) está estreando sua nova sede, que agora fica em Manaus (AM). A cidade acolhe a secretaria executiva, que até final de 2020 tinha sua sede em Quito, no Equador. A nova sede da REPAM foi abençoada pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. A informação foi noticiada pelo regional na última sexta-feira, 28.
O arcebispo acolheu a nova equipe, formada pelo irmão João Gutemberg Sampaio (novo secretário), Rodrigo Fadul (vice-secretário), Lidiane Cristo, Diego Aguiar e o padre Júlio Caldeira. Eles relataram a Dom Leonardo as funções que cada um deles assume na secretaria e no acompanhamento dos diferentes eixos.
Leia também
.: REPAM lança “Cesta Amazônica de Formação” para agentes pastorais
O presidente da REPAM, Cardeal Pedro Barreto, enviou uma mensagem agradecendo a Dom Leonardo pela gentileza de abençoar o escritório da REPAM. Segundo ele, estar em Manaus, “nos abre à possibilidade de olhar com esperança o futuro próximo, não só da REPAM, também da CEAMA, da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e proximamente toda a preparação do sínodo sobre a sinodalidade, que será em 2023”.
Dom Leonardo recordou alguns passos que antecederam o nascimento da REPAM. Ele acolheu a nova sede e mostrou apoio não só da arquidiocese como de todos os bispos do Regional Norte 1 da CNBB. “Cuidar para que não se torne um organismo que seja apenas organizativo, mas de animação”, frisou. Ele acrescentou ainda a necessidade de sempre envolver os demais países.