Conferência

Dom Edgar ministra conferência na Universidade Católica Portuguesa

O Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano está em Portugal para presidir à Peregrinação de maio em Fátima

Da Redação, com Vatican News

Dom Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano proferiu conferência na Universidade Católica Portuguesa. / Foto: Reprodução Vicariate of Southern Arabia

Dom Edgar Peña Parra ministrou nesta quarta feira, 11, uma conferência no Instituto Superior de Direito Canónico, com o tema “A sinodalidade na vida da Igreja”. O evento foi realizado na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

O bispo observou que o termo sinodalidade já entrou “no uso cotiadino” da Igreja demonstrando o quanto está “no coração do renovamento promovido pelo Concílio Vaticano II”.

Sinodalidade

Segundo Dom Edgar, o próprio termo “sinodalidade” é um substantivo recém-criado. Seu correspondente adjetivo sinodal” já foi absorvido no dia a dia e demonstra o quanto a sinodalidade está no coração do renovamento promovido pelo Concílio Vaticano II. 

Dom Edgar percorreu os principais documentos e pronunciamentos do Santo Padre sobre a temática da sinodalidade. Constatou que o Sínodo sobre a Família de 2014 e 2015 foi uma prova de sinodalidade vivida.

“Os trabalhos sinodais sobre a família nos anos 2014 e 2015 e a respectiva Exortação Apostólica Amoris Laetitia demonstram avanços muito interessantes no método sinodal e podem ser considerados como uma prova de sinodalidade vivida”, declarou.

Dimensão constitutiva da Igreja

Dom Edgar Peña Parra reforçou que na Igreja ninguém pode ser elevado acima dos outros. Lembrou ainda que para o Papa Francisco a sinodalidade é uma “dimensão constitutiva da Igreja”.

Francisco define a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja: se a Igreja é um contínuo caminhar em conjunto, dentro dela ninguém pode ser elevado acima dos outros. 

“É necessário que na Igreja alguém se baixe pondo-se ao serviço dos irmãos”, reforçou o prelado.

Neste dia 12 de maio, Dom Edgar visita a sede da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, seguindo para o Santuário de Fátima, onde presidirá as celebrações da Peregrinação Aniversária de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo