Santuário de Fátima

Em Fátima, enviado do Papa realiza ato de consagração

Centenas de pessoas se reuniram junto à Capelinha das Aparições, em Fátima, num ato simultâneo ao do Papa Francisco em Roma

Mauriceia Silva
Da Redação 

Esmoler Apostólico, o cardeal Konrad Krajewski. / Foto: Santuário de Fátima

Nesta sexta feira, 25, dia em que a Igreja recorda a Anunciação a Maria, no Santuário de Fátima também foi realizado o ato de consagração na Capelinha das Aparições. O momento teve início às 16hs horário de Lisboa, de forma simultânea com Roma, e foi feito pelo Esmoleiro Apostólico, Cardeal Konrad Krajewski, enviado pelo Papa Francisco. 

 Além da acolhida do presidente da Conferência Episcopal, o ato litúrgico contou com oração do Cardeal Konrad Krajewski.  “Irmãos e irmãs, em comunhão com o Santo Padre Francisco, em Roma, estamos reunidos neste lugar, onde a mãe do céu nos convida à conversão, à oração pela paz, e nos revela o seu Imaculado Coração como refúgio e caminho para Deus.” 

A capelinha das Aparições foi o local de realização do Ato litúrgico em Fátima / Foto: Gracielle Reis – CN

Em sua oração, o cardeal destacou que nesta hora sombria da história do mundo, é preciso se deixar atrair pela luz que irradia do Coração Imaculado de Maria. “Rezemos para que escute o nosso coração, e nos alcance no coração misericordioso do nosso Deus o dom da paz e da concórdia dos povos”.

Ao final da oração do Rosário, houve a oração da Ladainha, com meditação de trechos dos escritos da irmã Lúcia. Por fim, o momento mais esperado: em unidade com o Papa, a Consagração de toda a humanidade, em especial da Rússia e Ucrânia, à Nossa Senhora. 

O Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria foi recitado por milhares de peregrinos, junto aos religiosos e autoridades presentes. Foi um momento importante para toda a igreja na Europa que se une à Ucrânia que vive momentos difíceis com a guerra. 

Além da conferência episcopal portuguesa, também estiveram presentes autoridades civis, como o presidente da República Marcelo Rebelo e também a embaixadora da Ucrânia. 

Quando São João Paulo II renovou em Fátima a consagração efetivamente realizada a 25 de março de 1984, em Roma, diante da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, voltou a lembrar que o apelo de Maria não era para uma só vez. Afirmou o Santuário de Fátima em entrevista ao site de notícias.

Peregrinos em Fátima na expectativa do Ato de Consagração / Foto: Gracielle Reis – CN

Leitura da Palavra e oração do terço

A celebração contou ainda com a leitura da Palavra de Deus. O Salmo que pôde ser entoado por todos os fiéis presentes. No momento do Ato penitencial, os fiéis puderam viver e recordar a misericórdia de Deus, e pedir perdão pelos horrores da guerra. 

A oração do terço, feita em diversos idiomas, foi introduzida pelo capelão do Santuário de Fátima, padre Francisco Pereira. Ele afirmou que Nossa Senhora pediu em todas as aparições na Cova da Iria que se rezasse o terço todos os dias pela paz no mundo. “Nesta situação trágica em que vivemos, cantamos o início do hino Akathistos, antiquíssima oração da tradição cristã oriental em honra da Virgem mãe de Deus, e rezamos o terço pela paz”. 

O capelão do Santuário de Fátima, Padre João Paulo, fez a seguinte reflexão sobre a passagem do Evangelho escolhida para o primeiro mistério:

“Escolhida pelo Pai criador, a Virgem Maria tornou-se por graça do Espírito Santo a Imaculada mãe do Emanuel, a serva humilde, é a mãe daquele que é grande, a serva obediente é a mãe do filho do Altíssimo. Por meio da sua consagração, no seio da Virgem escolhida Jesus Cristo habitou em nossa terra, e estará conosco até os finais dos tempos. Na verdade o Deus santo pôs os olhos no coração humilde e obediente da sua serva, e nela operou maravilhas, conforme os desígnios da sua vontade. Aqui em Fátima, a Imaculada mãe do Emanuel também se manifestou na sua total obediência a Deus, transmitindo o que ele quer, e pedindo que não o ofendam mais. Assim, o triunfo do Imaculado coração de Maria é uma das muitas maravilhas que Deus continua a realizar na sua serva, e por ela, o mundo. Quando triunfa o coração de Maria, triunfa o Emanuel porque Deus nunca nos abandona; quando triunfa o coração de Maria, todos são atraídos a Cristo, pelo louvor de Deus pai.”

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo