Ordenação destaca trajetória de serviço no interior paulista
A Igreja ganhou, no domingo, 1º, um novo bispo: Dom Celso Alexandre, que assumirá a missão como bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo. O sacerdote recebeu a ordenação episcopal na cidade de Ourinhos, no interior paulista.
Reportagem de Flavio Rogério e Antonio Matos
A celebração aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus, na diocese de Ourinhos, onde Monsenhor Celso Alexandre foi pároco por quase 12 anos.
“A catedral é uma paróquia de centro, então a gente estabelece assim um laço muito forte com as paróquias da cidade e com os paroquianos também de toda a cidade”, disse o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Celso Alexandre.
Nascido em Chavantes, no interior de São Paulo, Monsenhor Celso foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1999. Grande parte do seu ministério foi desempenhado no interior paulista, nas dioceses de Lins e Ourinhos, onde seu trabalho foi importante para os fiéis como dona Maria. “E ele é muito acolhedor e realmente ele conhece as suas ovelhas”, falou a aposentada, Maria da Conceição Oliveira.
Em novembro de 2025, o sacerdote foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Leão XIV. Momento especial também para a família que veio acompanhar a ordenação episcopal. Os irmãos Maria Benedita e Enivaldo Alexandre não esconderam a emoção.
“Muito lindo, sabia? Muito. Uma questão chamado de Deus mesmo”, contou a irmã.
“Gratificante. Emocionante foi uma alegria enorme”, expressou o irmão.
A celebração eucarística foi presidida pelo cardeal Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo. Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a missão episcopal. “O episcopado não é uma honraria, mas é um serviço. É um grande serviço a ser prestado todos os dias à igreja de Deus com toda generosidade”, ressaltou Dom Odilo.
“Compreendo que é esse o chamado que o Senhor faz a mim e é essa a minha missão”, completou Dom Celso.




