RESSURREIÇÃO DO SENHOR

"Do túmulo vazio emerge a esperança", diz Custódio da Terra Santa

Em sua mensagem de Páscoa, Fr. Francesco Patton enfatiza que ressurreição de Jesus não é ilusão para combater medo da morte, mas realidade concreta

Da Redação, com Custódia da Terra Santa

Fr. Francesco Patton em sua Mensagem de Páscoa, intitulada “Além das trevas da morte” / Foto; Reprodução Christian Media Center no YouTube

O Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton, destacou a esperança que brota da certeza da ressurreição em sua mensagem de Páscoa deste ano. O vídeo com o texto foi publicado oficialmente neste domingo, 31.

O religioso inicia sua reflexão falando sobre o sofrimento proporcionado pela morte de um ente querido. Ele descreve tal sentimento como um momento de sofrimento, escuridão e tristeza que se abate sobre aqueles que ficam. “Quanto mais trágica a perda (acidente, doença longa e dolorosa, morte súbita), mais lutamos para digerir aquela experiência de perda irreversível que chamamos de morte”, expressa.

Leia mais
.: Papa: só Jesus pode remover pedras que fecham caminho para a vida

.: Patriarcas da Terra Santa convidam fiéis a recordar Ressurreição de Jesus

Diante do medo de a morte ser “um mergulhar no nada”, Patton afirma que a Páscoa de Jesus recorda que a ressurreição não é um retorno do reino dos mortos. “É um ir além, é – precisamente – uma passagem para uma forma de vida tão nova e plena que nem sequer podemos imaginá-la”, manifesta.

A ressurreição não é uma ilusão

A incapacidade de Maria Madalena de reconhecer Jesus Ressuscitado seguida por sua surpresa, comenta o Custódio, “é a reação que o encontro com o Ressuscitado provoca em nós pobres humanos”. A mesma experiência, cita, é vivida pelos discípulos de Emaús, explicando que:

“O encontro com Jesus ressuscitado não é o encontro com Ele morto e reanimado, mas é o encontro com Aquele que agora vive em Deus; é o encontro com Jesus cuja carne, isto é, cuja humanidade, está agora completamente transformada pela força do Espírito Santo; é o encontro com Jesus que nos mostra em si mesmo o que seremos também nós vivendo junto com Ele, em forma pascal, a experiência da passagem pela morte, agora entendida como um passar através e além da morte”.

O túmulo vazio, prossegue o franciscano, não é o cenário de um filme que conta uma história inventada por homens com o desejo de se iludir com a crença que a morte não é o fim de tudo. “É criação de um Deus que é nosso Pai e amou tanto cada um de nós que enviou o seu Filho para partilhar a nossa vida, até ao fim, até à experiência da morte; para garantir que aquele Filho pudesse nos tomar pela mão e nos conduzir através da morte para podermos viver em Deus”, frisa.

“É por isso que deste túmulo vazio emerge a esperança; uma esperança capaz de iluminar até as piores experiências de vida e de morte em que hoje possamos estar imersos. É por isso que deste túmulo vazio sinto que posso dizer sem medo de que seja uma ilusão: Feliz Páscoa, o Senhor Jesus ressuscitou. Feliz Páscoa, ressuscitemos com Ele também nós”, conclui Patton.

Confira o vídeo com a mensagem na íntegra:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo