Formação

Disponível subsídio para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Documento auxiliará agentes e profissionais da comunicação católica de todo o Brasil a vivenciarem com profundidade o tema proposto pelo Pontífice

Da Redação, com Pascom Brasil 

Subsídio formativo e celebrativo proposto pela Pastoral da Comunicação Brasil – Foto: Arquivo Pascom Brasil

A Pastoral da Comunicação Nacional divulgou o subsídio para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja celebrará no dia 29 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor.

O conteúdo produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil servirá de auxílio para todos os agentes e profissionais de comunicação do país. Eles poderão contar com o aprofundamento das reflexões sobre o tema refletido pelo Papa Francisco – “Escutar com o ouvido do coração”.

Cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) poderá se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do material deste ano, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto. Para baixar o material interativo em PDF, clique aqui.

Palavra de Dom Mol

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentou o documento em nível nacional na última sexta-feira, 22. Ele convida os comunicadores a lerem a mensagem do Papa Francisco, neste tempo de caminhar juntos e exorta: “Inclinem-se! Escutem! Falem!”.

Dom Mol também interroga como escutar com o coração, sendo que este órgão não tem ouvidos, e relaciona o ato com a missão da Igreja. 

“Na ação pastoral e evangelizadora da Igreja, escutar é uma obra constante de comunicação, mas só saberemos se o ato de inclinar para escutar em profundidade, com o coração, cumpre, efetivamente, a sua missão, se houver transformações pessoais, conversões pastorais, mudanças de estruturas eclesiais, com vistas a aumentar o testemunho de Jesus Cristo, a participação na comunidade eclesial, ao compromisso com mudanças na sociedade. O ato de escutar chega ao coração dos pastores, dos agentes pastorais, dos educadores da fé, dos membros do povo de Deus, como um clamor: faça alguma coisa! E conte comigo!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo