Iniciativa

Dia da Pessoa Idosa: frades idosos divulgam conselhos para os jovens

Iniciativa dos Franciscanos Capuchinhos do Brasil chamou atenção no facebook

Julia Beck
Da redação

Frades capuchinhos e seus conselhos para as gerações mais jovens /Foto: Franciscanos Capuchinhos do Brasil

Nesta sexta-feira, 1° de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. Para celebrar a data, os Franciscanos Capuchinhos do Brasil divulgaram uma iniciativa no Facebook. Ela envolve os frades de idade mais avançada.

Na postagem, é possível conferir fotos de cada religioso com um cartaz que traz seu respectivo nome e também conselho para as gerações mais jovens.

Leia mais
.: Sabedoria dos idosos deve ser valorizada, diz Papa à jovens de delegação

A iniciativa foi uma ideia da equipe de comunicação do projeto vocacional dos Capuchinhos do Brasil. O responsável pela equipe, Paulo Henrique da Silva, explica que a presença dos Capuchinhos do Brasil nas redes sociais visa apresentar ao jovem o modo de viver dos frades e, de certo modo, também atrair vocações.

“Seria fácil estampar nossas campanhas apenas com os rostos dos frades mais jovens, mas a presença dos idosos na Ordem é considerável. Valorizamos muito o que fizeram e continuam fazendo. Não podemos agir de forma ‘etarista’”, afirma. 

Leia também
.: Religiosa reforça importância do cuidado e carinho com os idosos

A divulgação de conselhos dos capuchinhos para as jovens gerações surgiu, de acordo com Paulo, como inspiração de uma iniciativa de um asilo. Em outra data, a instituição publicou fotos de seus idosos aconselhando os jovens.

“Os frades já são inspiração para muita gente. Tínhamos certeza que os seus conselhos seriam de grande valor para os jovens. É uma via de mão dupla, já que os frades também sentem-se valorizados em saber que tantas pessoas estão os escutando”, sublinha.

Ponte entre passado e presente

O coordenador de comunicação dos Capuchinhos de São Paulo, Frei Pedro Cesar, reafirma a importância do respeito aos mais velhos. O religioso destaca que as pessoas idosas preservam as raízes e a história da sociedade.

“As pessoas idosas fazem uma ponte entre o passado e o presente. Eles fazem com que os mais jovens possam visitar o passado através de suas falas, contos e memória. É importante perceber essa dimensão da pessoa idosa: a de guardar a memória e fazer pontes”, sublinha.

Em sua conta oficial no Twitter (@pontifex_pt), o Papa Francisco divulgou sua mensagem para o Dia Internacional da Pessoa Idosa. “A vida é um dom e a longevidade é uma bênção. A “riqueza dos anos” é riqueza das pessoas, riqueza de experiência e de história”, escreveu.

Jovens e idosos: união pedida pelo Papa Francisco

A valorização dos mais idosos e a união entre eles e os jovens é um apelo do magistério de Francisco. Em janeiro do ano passado, durante Congresso Internacional da Pastoral dos Idosos, o Pontífice afirmou:

“A riqueza dos anos é a riqueza das pessoas, de cada pessoa que tem muitos anos de vida, experiência e história. É o tesouro precioso que toma forma no percurso da vida de cada homem e mulher, qualquer que seja a sua origem, sua proveniência, suas condições econômicas ou sociais. A vida é um dom, e quando é longa é um privilégio, para si e para os outros”.

Na ocasião, o Santo Padre frisou que a velhice não é uma doença, mas um privilégio. “Os idosos podem ser protagonistas de uma pastoral evangelizadora”, disse.

Em julho deste ano, por ocasião do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa falou sobre os sonhos dos idosos e as visões dos jovens:

“O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo