Tradição

Bênção dos frades capuchinhos acontece nesta sexta-feira no RJ

Tradicional bênção dos capuchinhos, que teve início em 1886 com frei Fidélis de Ávola, é hoje patrimônio cultural carioca

Da redação, com Arquidiocese do RJ

/Foto: Pascom Capuchinhos

Depois do Natal e das festas de Ano Novo, o carioca já tem agendado um encontro com os frades capuchinhos, na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, para entrar o ano novo com as bênçãos de Deus. Os preparativos para a tradicional bênção da primeira sexta-feira do ano, 3, já estão adiantados com a mobilização de todas as pastorais que darão cobertura o dia inteiro. A bênção acontece também na primeira sexta-feira de cada mês.

De acordo com a história, tudo teve início em 1886. Naquela época, frei Fidélis de Ávola, um fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, curado de uma grave enfermidade com água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio, dando continuidade, após a sua transferência, na atual Igreja de São Sebastião, na Tijuca.

A tradicional bênção dos capuchinhos, também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, concedida na primeira sexta-feira de cada ano, é hoje patrimônio cultural carioca, junto com a procissão da Festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

Nesta sexta-feira, 3, a bênção dos capuchinhos será feita após as missas que serão celebradas nos seguintes horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17, 18h e 19h. Haverá também distribuição de garrafinhas com água benta. A basílica fica na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, próxima à estação do Metrô Afonso Pena.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo