TECNOLOGIA SEGURA

Dia da Internet Mais Segura: 'Juntos por uma Internet melhor'

Trata-se de uma iniciativa que teve início junto à União Europeia há 17 anos. É observada nesta terça-feira, 9, em pelo menos 170 países do mundo

Da redação, com Vatican News

O Dia da Internet Mais Segura (SID) é comemorado nesta terça-feira, 9, em todo o mundo. Marcado no segundo dia da segunda semana de fevereiro, a data anual foi lançada em 2004 como uma iniciativa do projeto SafeBorders da União Europeia. Foi adotado pela rede Insafe da Comissão Europeia de Centros de Internet Segura (SICs) como uma das primeiras ações em 2005.

“Juntos por uma internet melhor”

De cyberbullying às redes sociais e identidade digital, anualmente o Dia da Internet Segura visa aumentar a conscientização sobre questões on-line emergentes e preocupações atuais. O tema do Dia da Internet Segura deste ano é “Juntos por uma Internet melhor”, e convida todos a se unirem para tornar a Internet um lugar mais seguro e melhor, especialmente para crianças e jovens.

Cada Centro de Segurança da Internet nacional implementa campanhas educacionais e de conscientização, mantém uma linha de apoio e trabalha em estreita colaboração com os jovens para garantir uma abordagem baseada em evidências e com várias partes interessadas em criar uma rede melhor.

O Dia da Internet mais segura cresceu além de sua zona geográfica tradicional, e agora é comemorado em mais de 170 países em todo o mundo. Em 2009, foi introduzido o conceito de Comissões do Dia da Internet Mais Segura, para estreitar laços com os países fora da rede e investir numa promoção com mais harmonia da campanha em todo o mundo. Mais de 100 Comitês SID globais (e aqueles que trabalham para obter o status de Comitê SID) agora atuam em estreita colaboração com a Equipe de Coordenação do Dia da Internet Mais Segura, que está baseada no coração da União Europeia em Bruxelas.

Segurança on-line

“Os jovens precisam se sentir seguros e capacitados ao navegar no mundo on-line, para que possam se beneficiar totalmente do universo digital”, disse Mariya Gabriel, Comissária da UE para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude. “Com o Plano de Ação de Educação Digital da UE, colocamos a educação digital no centro do cenário educacional da Europa, promovendo a alfabetização digital para combater a desinformação on-line, apoiando educadores e professores e garantindo uma aprendizagem on-line de qualidade”, acrescentou.

Com a maioria das atividades diárias acontecendo on-line, as pessoas querem que seus filhos sejam protegidos quando navegam on-line, observou Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno. Breton disse que a UE está empenhada em fazer com que “a transformação digital beneficie a todos com segurança”. “O que é ilegal off-line deve ser ilegal on-line. Agora, esperamos que a indústria de tecnologia desempenhe o seu papel para uma Internet mais segura no que diz respeito às regras da UE sem demora”, advertiu Breton.

Papa Francisco

O Dia da Internet Segura deste ano ocorre um dia depois que o Papa Francisco chamou a atenção de governos e autoridades para os perigos nos quais as pessoas, especialmente os jovens, estão expostas on-line por conta das restrições impostas pelo coronavírus. O aumento do tempo passado em casa “levou a um maior isolamento, já que as pessoas passam mais horas diante de computadores e outros meios de comunicação, com graves consequências para os mais vulneráveis, especialmente os pobres e os desempregados”, disse o Papa ao corpo diplomático em 8 de fevereiro. “Eles se tornam presas mais fáceis para o cibercrime em seus aspectos mais desumanos, incluindo fraude, tráfico de pessoas, exploração da prostituição, prostituição infantil e pornografia infantil”, disse o Santo Padre em seu discurso sobre a situação mundial. “O aumento o ensino à distância também tem levado a uma maior dependência de crianças e adolescentes da internet e das formas virtuais de comunicação em geral, tornando-os mais vulneráveis ​​e superexpostos a atividades criminosas on-line”, afirmou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo