Em São Paulo, a canonização de Carlo Acutis foi celebrada em uma missa na primeira paróquia dedicada a ele em um campus universitário.
Reportagem de Malu Sousa e Gilberto Pereira
A sugestão para se ter uma capela universitária dedicada a Carla Acutis veio do próprio bispo de diocesano. Dom José Negri viu no então beato uma referência para os jovens estudantes.
“Muitos anos atrás, quando se pensou em criar uma paróquia dentro desta instituição que é a Uniítalo, nós pensávamos quem poderíamos colocar como padroeiro para tantos jovens que aqui estudam. Hoje temos a maior alegria de ser os primeiros, acredito, no mundo que está dedicando uma paróquia onde num lugar onde estudam milhares e milhares de estudantes”, ressaltou o bispo de Santo Amaro(SP), Dom José Negri.
Um lugar de referência de oração e vida espiritual para os que frequentam esse Centro Universitário, lugar que ficou pequeno para multidão que veio celebrar o seu padroeiro. “Ser original, nunca cópia. Nunca uma cópia. Eu acho que essa é a frase que mais toca, que nos toca aqui e por dizer ser original, nós somos aqui a primeira paróquia universitária do mundo dedicada Carlo Acutis. Não tem como ser mais original que isso”, declarou o vice-presidente do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, Walter Becker Pedroso.
A forma simples como viveu a santidade fez de Carlo uma referência para juventude presente na celebração. “Para mim é realmente muito emocionante participar dessa canonização de um santo que é da nossa geração assim”, disse o profissional de marketing, Pablo Gonçalves “Para gente que é jovem é muito é um espelho, a gente se identifica e se espelha nesse santo”, falou a estudante, Emily Pedroso.
A celebração também foi motivo de inspiração para os estudantes. “Um santo que usava muito o computador e evangelizava pelas redes sociais mesmo”, comentou a estudante Camile Cantelli. “Ele me inspira a cada dia a ter esse gosto do céu”, completou a estudante Michaele Gama.
“A gente tem sempre apoiado as ações da Igreja Católica e não poderia faltar o nosso apoio a esse momento tão importante, a canonização do Beato Carlo Acutis”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, Rodrigo Goulart.
E quem visitar a nova paróquia por esses dias vai ter a oportunidade de ver objetos que pertenceram ao Jovem Santo. A exposição fica aberta ao público até o final do mês.