NO RIO DE JANEIRO

Devotos fazem homenagem ao padroeiro do Rio de Janeiro

Exemplo do santo mártir é lembrado por todos os cariocas devotos

Reportagem de Vinícius Cruz e Charles Arouca

https://youtu.be/IXK1A_xtvkw

Os católicos estão celebrando nessa terça-feira, 20, o dia de São Sebastião, padroeiro de alguns municípios brasileiros. Um deles é o Rio de Janeiro. E quem esteve lá ao vivo foi o repórter Vinicius Cruz que trouxe mais detalhes.  A data reuniu milhares de fiéis em missas e procissões. A celebração principal foi na Catedral Metropolitana, com missa presidida pelo cardeal Dom Orani Tempesta.

Em diversas paróquias, os devotos participaram das celebrações em homenagem a São Sebastião desde as primeiras horas do dia. O Santo Mártir e padroeiro da cidade há séculos inspira confiança e esperança em tempos difíceis. “É amor de fé, de esperança, de gratidão, que São Sebastião possa derramar bastante bênção na nossa cidade, que tá precisando de paz, de segurança. Então eu não venho só pedir por mim, por minha família, venho pedir por toda a nossa cidade”, afirmou a administradora, Adriana Cabral. 

Em Parada de Lucas, a paróquia de São Sebastião recebeu o padre Wagner Ferreira, presidente da Comunidade Canção Nova. Na Santa Missa, o sacerdote falou sobre a importância da fé em meio aos desafios de cada dia. “Com São Sebastião, nós aprendemos a fidelidade do testemunho, a fidelidade de perseverarmos também quando enfrentamos tribulações, dificuldades na vida, de aprendermos a não reclamar, mas a perseverar no serviço do Senhor”, reforçou padre Wagner. 

Emoção, silêncio e devoção. Na Tijuca, a Igreja dos Capuchinhos é dedicada ao padroeiro da cidade. Os fiéis aguardaram para estar diante da imagem, fazer preces e agradecer as graças alcançadas. 

Entre missas, procissões e gestos de devoção, o dia de São Sebastião reafirma a tradição que atravessa gerações e segue viva no coração do povo carioca. Uma fé que pede proteção, inspira coragem para os desafios da vida. 

Do centro do rio à Catedral Metropolitana, a procissão uniu músicas, orações e aplausos e transformou as ruas em um grande ato público de fé.

“O exemplo dele de coragem, firmeza está dentro do coração do carioca. Por isso diante dos problemas, das queixas que leva na vida, como são Sebastião, ele se levanta e continua caminhando. E celebrar Sebastião é celebrar de novo a nossa esperança, nossa confiança e a coragem de poder seguir a Jesus Cristo anunciá-Lo”, completou o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content