Devotos de todo o mundo celebram, hoje, Nossa Senhora da Salette. A aparição da Mãe de Jesus nos Alpes Franceses trouxe a duas crianças mensagens de fé e reconciliação.
Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira
A imagem de Nossa Senhora da Salete é a de uma mãe que chora por seus filhos. Quando resolveu implantar o movimento ‘Mães que Oram pelos filhos’ no santuário dedicado a este título da Virgem Maria, Elizabeth entendeu esse sentido.
“E ela também chorou por todos os seus filhos, por todo o mundo. E é assim que a gente também no movimento faz. A gente ora não só pelos nossos filhos, mas também por todos os filhos das outras mães também, de todas as famílias”, disse do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Elisabeth Teixeira dos Santos.
Em 19 de setembro de 1846, duas crianças, Maximino e Melanie, que pastoreavam rebanhos na montanha de La Salette, nos Alpes franceses, tiveram a visão de Nossa Senhora. “Duas crianças veem um globo de luz. Elas percebem que dentro daquele globo de luz há uma bela senhora com a mão no rosto a chorar. Quando as crianças se aproximam, ela levanta e diz: ‘Vinde, meus filhos, não tenhais medo’. Mostrando que a realidade da França e do mundo como estava naquele momento, não agradava ao seu filho Jesus. Ela faz um pedido às crianças, ‘transmitir isso a todo o meu povo’”, contou o reitor do Santuário de Nossa Senhora de Salette, padre Marcos Almeida.
Neste ano de Jubileu da Igreja, a festa deste título de Nossa Senhora traz como tema: ‘Do Alto da Salette somos todos peregrinos da esperança’. Relembrando a mensagem que a mãe de Jesus trouxe aos pastores. “Porque Nossa Senhora, embora ela fale da realidade triste do momento, ela vem para propor uma mudança, a uma conversão. O Papa João Paulo II, ele chegou a dizer que a mensagem da Salette é uma mensagem sempre atual e de esperança”, retomou o padre.
“Isso nos traz esperança pro mundo de hoje, pro que a gente faz, pro que as pessoas fazem, para que olha, a gente consegue ainda essa salvação, essa reconciliação. É possível que a gente chegue ao coração de nosso Senhor através da nossa mãezinha”, afirmou do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Eliete Maria Almeida.
Para Marcos, que é leigo saletino, a mensagem de Nossa Senhora mostra uma grande missão para os fiéis. “A reconciliação de perdoar e estar a conviver e transformar a vida do irmão. Essa é a nossa grande missão”, concluiu o leigo salettino, Antôio Marcos Pereira.