window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Oração pela paz

Deus é a luz verdadeira e a paz que reconcilia a humanidade, diz bispo

Na sede da CNBB, Dom Ricardo Hoepers iniciou nesta sexta-feira, 27, um momento de oração pela paz, em unidade com o Papa Francisco

Julia Beck
Da redação, com informações de CNBB

Dom Ricardo Hoepers durante Adoração ao Santíssimo no início da manhã desta sexta-feira, 27/ Foto: Reprodução CNBB

Unida ao Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando, desde as 7h30 desta sexta-feira, 27, um momento de oração pela paz. A iniciativa – que se estenderá até às 10h30 – vai ao encontro do pedido do Papa Francisco por um um dia de jejum, oração e penitência diante das inúmeras guerras em curso no mundo, sendo a mais recente eclodida neste mês, entre Israel e Hamas.

A iniciativa, que acontece na sede da CNBB, será seguida de uma “Celebração pela Paz”. O momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento foi iniciado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, e está sendo transmitido pelas redes sociais da conferência.

Leia mais
.: Padres incentivam Dia de Oração pela Paz convocado pelo Papa

Oração inicial

Em sua oração inicial, o bispo recordou o principal pedido do dia: a paz. Na sequência, destacou que o conflito e a guerra têm trazido morte e destruição, tristeza, injustiças e muito sofrimento no coração de muitas famílias que perderam seus entes queridos.

Dom Ricardo reafirmou a unidade da CNBB com o Papa Francisco e colocou as intenções da Igreja no Brasil para o momento. “Queremos nos unir a todos aqueles que perderam seus entes queridos, estão chorando em luto, buscando consolo. Queremos pedir por aqueles que estão sem destino, abandonados, esquecidos ou desaparecidos”.

“Que a nossa prece nesse dia possa chegar ao vosso sacratíssimo coração por todos que precisam da misericórdia e do vosso consolo”, rogou. O bispo frisou que a paz é desejada por muitos e uma necessidade do mundo que só pode vir do coração de Deus.

Na oração, o secretário-geral da CNBB afirmou também a Deus: “Tu és a luz verdadeira e a paz que reconcilia a humanidade. Vem, conforta o teu povo com a paz da justiça e afasta de nós o ódio, a inveja e as divisões”.

Ele também pediu a presença do Espírito Santo, hoje e sempre, e que o Deus da aliança dê a todos o amor e a compressão. “Que a paz e a amizade sejam a nossa força nas tempestades da vida. (…) Que não tenhamos ódio de ninguém porque Tu és a nossa paz”.

Espírito de Assis

O dia também marca o 37º aniversário do “Espírito de Assis”, que recorda o histórico encontro inter-religioso de oração pela paz em 1986, desejado por São João Paulo II, e que reuniu lideranças de diversas religiões na cidade do santo.

Um aniversário que coincide com o dia de oração e de jejum, aberto também a representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões, convocado pelo Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo