Na Santa Sé um número excepcional de participantes foi registrado para o curso do Tribunal da Penitenciária Apostólica neste ano: 800 pessoas irão seguir as atividades tanto presencialmente como em modo virtual.
Da Redação, com Vatican News
Na próxima sexta-feira está prevista uma audiência com o Papa Francisco para encerrar um Curso sobre o Foro Interno da Penitenciária Apostólica. O curso teve início na última segunda feira (21). No discurso ocorrido no ano passado, o Pontífice recordou:
“Ser misericordioso não significa ser mãos-largas, não. Significa ser irmão, pai, confortador. ‘Padre, não consigo, não aguento mais…’ Reza e volta sempre que precisares, porque aqui encontrarás um pai, um irmão, encontrarás isso. Essa é a atitude. Por favor, não sejam um tribunal de exames acadêmicos, n
ão se intrometam na alma das outras pessoas. Pais, irmãos misericordiosos.”
Na abertura do curso deste ano, que acontece durante toda a semana na Igreja de São Lourenço em Dâmaso, o discurso do penitenciário-mor, o cardeal Mauro Piacenza, sobre “A alegria da Misericórdia” dirigida aos novos sacerdotes, aos seminaristas prestes a serem ordenados e a todos os sacerdotes interessados em formação permanente. O curso é realizado anualmente, e é organizado pela Penitenciária Apostólica com a intenção de aprofundar e refletir sobre o Sacramento da Confissão.
Curso tem 800 participantes
As aulas serão oferecidas em modalidade mista, on-line, e também presencial em 2022. Este ano haverá um número excepcional de participantes, segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, cerca de 800 pessoas irão seguir as atividades: 250 presencialmente e 550 em modo virtual através de streaming via YouTube.
Na temática das aulas, estão desde questões morais e canônicas, e também uma vasta atualização sobre a disciplina penitencial, administração do sacramento da Penitência da forma correta, e as competências e funções específicas do Tribunal de Misericórdia, que é a Penitenciaria Apostólica. De modo particular, serão tratadas situações relevantes e atuais que afetam o ministério penitencial. O curso vai dar prioridade à resolução de casos complexos que são submetidos ao discernimento e à misericórdia da Igreja. Além do cardeal Piacenza, entre os oradores, a estão previstas intervenções de representantes da Penitenciaria Apostólica, além de psiquiatras e professores universitários. Cada palestra terá um debate em seguida, durante o qual serão propostas resolução de dúvidas e questões de esclarecimento para casos complexos e delicados.
A audiência com o Santo Padre
O Papa Francisco receberá os participantes do curso em audiência na sexta-feira (25), e o curso será concluído, com a Celebração Penitencial presidida pelo Sumo Pontífice na Basílica de São Pedro. Na ocasião, 80 sacerdotes serão colocados à disposição pela Penitenciaria Apostólica irão ouvir as confissões dos fiéis. No decorrer da celebração, o Papa Francisco também vai confessar alguns fiéis e consagrar de modo solene a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.