VIOLÊNCIA

Cristãos no Paquistão ainda vivem sob o medo, afirma bispo

Bispo Samson Shukardin, presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Paquistão, saudou a decisão da Suprema Corte do país sobre os ataques à província de Punjab em 2023

Da redação, com Vatican News

Ataques às igrejas no Paquistão / Foto: Reprodução ACN Brasil

Uma decisão do Supremo Tribunal do Paquistão despertou recentemente a esperança entre os cristãos de Jaranwala, na província de Punjab, de que os ataques contra as suas comunidades em agosto de 2023 seriam investigados mais aprofundadamente.

O tribunal considerou inadequado um relatório inicial das autoridades provinciais do Punjab e solicitou mais informações sobre a violência em massa, criticando a falta de determinação das autoridades de investigação locais em levar os responsáveis à justiça.

Apenas alguns ataques foram registados e documentados, o que levou o tribunal a solicitar um novo relatório sobre Punjab, onde vive a maioria dos cristãos do país.

Dom Samson Shukardin, presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Paquistão e bispo de Hyderabad, saudou a decisão do Supremo Tribunal, dizendo que mostra que o tribunal leva a questão a sério.

O religioso disse à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) que a notícia foi “muito positiva para nós, cristãos”.

Casas e igrejas cristãs destruídas

Em relação à violência que eclodiu em 16 de agosto de 2023 na província de Punjab, o padre Zafar Iqbal, pároco da região, classificou a data como “um dia negro” para os cristãos locais.

Os muçulmanos cometeram actos de violência contra as comunidades cristãs em Jaranwala, na sequência de acusações de blasfémia contra dois cristãos.

“Estas pessoas ficaram tão furiosas que destruíram mais de 200 casas cristãs, 26 igrejas, uma escola, um cemitério e muitas cruzes, e queimaram as nossas Bíblias sagradas”, disse o Padre Iqbal ao Vatican News.

“Foi uma situação muito má”, disse o padre, que na altura estava em Roma para formação, acrescentando que nenhum cristão foi morto nos ataques.

“Vivendo sob a sombra do medo”

Embora a situação pareça agora controlada, os cristãos ainda se sentem paralisados, segundo o Padre Iqbal.

“Eles vivem sob a sombra do medo e não podem se movimentar livremente, falar livremente ou trabalhar livremente. Eles podem não estar fisicamente ameaçados no momento, mas o medo domina nossos corações e mentes”, explicou ele, observando que a maioria dos cristãos em Punjab são pobres e dependentes de empregadores muçulmanos.

“As mulheres da nossa comunidade trabalham em lares muçulmanos, os homens nas terras dos proprietários muçulmanos”, disse ele, acrescentando que estes cristãos temem agora que as tensões possam afectar o seu trabalho.

Buscando justiça em meio à violência

Um oficial judicial do Punjab fez uma declaração numa audiência no Supremo Tribunal do Paquistão, dizendo que após 304 detenções, apenas 22 casos foram registados e 18 folhas de acusação foram recolhidas.

Levando-se em conta estas estatísticas, padre Iqbal destacou que a confiança da comunidade cristã na polícia local é baixa. “Não temos muita esperança de que conseguiremos justiça”, disse ele.

Representantes da Igreja e ativistas dos direitos humanos no Paquistão dizem que a situação da minoria cristã piorou no ano passado, com denúncias de falsas acusações de blasfémia, agressões físicas, raptos, violações e conversões forçadas.

“Os níveis de estresse da comunidade cristã aumentaram em 2023 à medida que suas liberdades diminuíram e os instrumentos de repressão se aguçaram”, disse Naeem Yousaf Gill, diretor da Comissão Nacional para Justiça e Paz (NCJP), um órgão jurídico das Palestras dos Bispos Paquistaneses.

Promover a dignidade humana e o respeito mútuo

Em entrevista ao periódico Vatican News, o Padre Iqbal citou exemplos positivos de cooperação cristão-muçulmana na vida quotidiana em Jaranwala. Sublinhou que, apesar da discriminação e dos desafios, os cristãos no Paquistão pretendem continuar a promover o diálogo e a paz.

“Enfrentamos muitas dificuldades no Paquistão, discriminação contra a dignidade humana, uma crise de justiça, uma crise económica”, disse. “No entanto, apesar de tudo isso, nós, cristãos, testemunhamos e evangelizamos com paz e amor. “Não estamos desesperados nem sem esperança, mas estamos a fazer a nossa parte para criar uma atmosfera onde cada pessoa seja respeitada e a sua dignidade seja reconhecida.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo