PAZ

Cristãos ao redor do mundo se unem em oração pela Ucrânia

Respondendo ao apelo do Papa para que os cristãos marquem quarta-feira como um dia especial de oração pela paz na Ucrânia, o Conselho Mundial de Igrejas se une ao pedido de diálogo em vez de ameaças

Da redação, com Vatican News

Enquanto as ameaças de que as tropas russas podem invadir a Ucrânia aumentam, católicos ao redor do mundo se unem em oração pela paz no leste europeu nesta quarta-feira, 26. O pedido partiu do Papa Francisco no domingo, 23, após celebrar a oração mariana do Angelus.

Maratona de oração na Igreja Greco-Católica

Atendendo ao apelo do Papa, o Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sviatoslav Shevchuk, lidera uma maratona de orações da qual participam todas as arquiparquias e diocoses greco-católicas do mundo.

A maratona de orações transmitida ao vivo começou às 9h, no horário de Kiev, e durará 12 horas, cobrindo todas as dioceses católicas ucranianas em todo o mundo — da Ucrânia à Austrália, América do Sul, América do Norte, Europa Ocidental, Europa Central e lugares distantes, como o Cazaquistão.

Apelos dos Estados Unidos e Canadá

Os bispos católicos ucranianos em países da diáspora também pediram apoio financeiro para ajudar as pessoas afetadas pela atual crise humanitária da Ucrânia.

“As pessoas próximas à linha de frente muitas vezes não têm o básico — água potável, comida, roupas, remédios”, disse um comunicado divulgado em 22 de janeiro pelos bispos greco-católicos nos Estados Unidos. “A guerra na Ucrânia é real. Mata, mutila e destrói diariamente. Uma invasão russa em escalada gerará mais alguns milhões de refugiados, mais mortos e feridos, mais lágrimas e dor”, acrescentaram os religiosos, pedindo também que os fiéis sejam informados e informem outros sobre a situação no país.

“O mundo não pode desviar o olhar. Busquemos e compartilhemos a verdade, que dá autêntica liberdade e sabedoria”, disseram. Um apelo semelhante foi feito no domingo pelos bispos greco-católicos do Canadá, lar que abriga uma grande comunidade ucraniana.

Católicos do Reino Unido incentivados a orar pela paz na Ucrânia

Na Inglaterra, Dom Kenneth Nowakowski, da Eparquia Católica Ucraniana da Sagrada Família de Londres, enfatizou a importância da oração na crise atual. Falando doescritório da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales (CBCEW), e convidou todas as pessoas de boa vontade a participar de uma oração que será realizada nesta quarta-feira na Catedral da Sagrada Família.

“Podemos rezar junto com o povo ucraniano e as pessoas de boa vontade em todo o mundo pela paz, porque não serão apenas ucranianos ou cidadãos ucranianos que sofrerão, mas também cidadãos russos cujos pais, irmãos, maridos estarão envolvidos nos combates e que também sofrerão”, disse.

O bispo Nowakowski pediu ainda aos católicos, cristãos e todos os cidadãos do Reino Unido, bem como à comunidade ucraniana na Grã-Bretanha, que se unam em apoio à paz. “Vamos entender que temos uma casa comum, que mais nos une do que nos divide”, observou o bispo.

WCC apela para que escalada nas tensões diminua

O Conselho Mundial de Igrejas (WCC, na sigla em inglês) também se uniu para pedir uma solução pacífica para a crise.

“Enquanto acompanhamos as notícias da louca progressão em direção à guerra, defendemos uma lógica diferente daquela baseada na competição geopolítica”, disse o Rev. Ioan Sauca, Secretário Geral Interino do CMI em um comunicado. “Oramos por uma mudança de corações e mentes, por desescalada e por diálogo em vez de ameaças.”

“O povo de Deus — e os membros da irmandade ecumênica — encontram-se em ambos os lados do atual confronto”, acrescentou o reverendo Sauca. “Mas nosso Deus é um Deus de paz, não de guerra e derramamento de sangue. Possam estar escondidos dos olhos daqueles que conduzem a marcha para a guerra, oramos para que eles ainda possam ser abertos e que a paz ainda prevaleça”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo