18/04

CPT lança relatório: conflitos no campo Brasil 2021

Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará relatório de conflitos na próxima segunda-feira

Da Redação, com CNBB

Foto: Arquivo CNBB

Na segunda-feira, 18 de abril, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançará sua publicação anual com o tema “Conflitos no Campo Brasil 2021”. 

É a 36ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, entre eles indígenas.

Após dois anos, o lançamento volta a ser feito de forma presencial, a partir das 9h30, na sede da CNBB em Brasília.

A atividade será transmitida pela página da CPT no Facebook e no canal do YouTube. O lançamento terá a participação do presidente da CPT, Dom José Ionilton, de Andréia Silvério, da coordenação executiva nacional da CPT, de Guilherme Delgado, da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), de Dom Joel Amado, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 

De acordo com os dados do Centro de Documentação da CPT, foram registrados 35 assassinatos em conflitos no campo no ano de 2021. Ocorreu um aumento de 95% em relação a 2020.

Desse total, praticamente um terço desses assassinatos foram no estado de Rondônia, onde ocorreu também um massacre no mês de agosto, com três vítimas.

Outro massacre foi registrado em Mucajaí, sul de Roraima, com a morte de três indígenas Moxihatëtëa, que pertencem a um subgrupo Yanomami de denominação Yawaripë.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo