Esmolaria Apostólica

Covid-19: Vaticano vacinará mais frágeis e vulneráveis na Semana Santa

Cerca de 1200 pessoas entre os mais pobres e marginalizados receberão a mesma vacina que foi administrada ao Papa

Da Redação, com Santa Sé

Vaticano destinará vacinas contra covid-19 aos mais pobres e marginalizados/ Foto: Imagem de DoroT Schenk por Pixabay

Durante a Semana Santa, o Vaticano irá vacinar contra a covid-19 cerca de 1200 pessoas entre os mais pobres e marginalizados que, por sua condição, são mais expostos ao vírus. A iniciativa da Esmolaria Apostólica vai ao encontro do apelo do Papa Francisco para que ninguém seja excluído da campanha vacinal contra a doença.

Um comunicado da Esmolaria Apostólica, divulgado nesta sexta-feira, 26, informa que serão administradas outras doses da vacina da Pfizer-BioNTech adquiridas pela Santa Sé. Tais doses são oferecidas pelo Hospital Lazzaro Spallanzani através da Comissão Vaticana Covid-19.

A Esmolaria também informa que poderá ser feita uma doação on-line para ajudar a dar continuidade nessa vacinação. A proposta é ajudar a dar aos mais vulneráveis a possibilidade do acesso a este direito. As doações serão para a conta da caridade do Santo Padre, gerida pela Esmolaria (www.elemosineria.va).

A vacinação será na estrutura montada na Sala Paulo VI, no Vaticano. Será usada a mesma vacina administrada ao Papa e aos funcionários da Santa Sé. Os médicos e profissionais de saúde empenhados serão os voluntários que trabalham no ambulatório “Mãe de Misericórdia”. Também vão atender funcionários da Direção de Saúde e Higiene do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e voluntários do Instituto de Medicina Solidária e do Hospital Lazzaro Spallanzani.

Os apelos do Papa Francisco

Na Mensagem para o Natal em 2020, Papa Francisco deixou um apelo em prol da vacinação a todos, especialmente para os mais vulneráveis.

“Peço a todos, nomeadamente aos líderes dos Estados, às empresas, aos organismos internacionais, que promovam a cooperação, e não a concorrência, na busca duma solução para todos: vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis e necessitados em todas as regiões da Terra. Em primeiro lugar, os mais vulneráveis e necessitados!”.

Leia também
.: Congregação para a Doutrina da Fé: “moralmente aceitáveis” vacinas anti-Covid

A Esmolaria Apostólica recorda ainda que o Pontífice encorajou, diversas vezes, as pessoas a se vacinarem. E isso como um modo de exercitar a responsabilidade para o próximo e o bem coletivo. Também reiterou que todos devem ter acesso à vacina, sem que ninguém seja excluído por causa da pobreza.

A campanha de vacinação contra a covid-19 no Vaticano começou em janeiro passado. O Pontífice quis que entre os primeiros vacinados estivessem mais de 25 pessoas pobres, em grande parte pessoas sem moradia, que vivem na Praça São Pedro e são assistidas pela Esmolaria Apostólica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo