MENSAGEM DE FIM DE ANO

Contruir pontes e renovar a fé em Cristo, pede Monsenhor Luciano Brito

O vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife fala sobre as expectativas para mais um ano que chega e frisa a importância do Evangelho

Da redação, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Pontes, reconciliação e diálogo são as dicas para 2023 de Monsenhor Luciano Brito / Foto: Nick por Pixabay

Em uma entrevista conduzida por Renata Vasconcelos, Monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, falou a respeito da chegada do Ano Novo e das expectativas que cercam a vida das pessoas.

Monsenhor Luciano Brito / Foto: Reprodução Youtube TV Senado

Algumas pessoas costumam se sentir deprimidas nesta época do ano — fenômeno conhecido como “síndrome do fim de ano”. Para Monsenhor Brito, os cristãos devem se apoiar no Evangelho, pois este é um rico manancial que pode levar a caminhos melhores.

“Graças a Deus nós cristãos vivemos a nossa Fé à luz do Evangelho. O Evangelho é uma fonte de Fé , de esperança e de amor. Então, nesta perspectiva de viver à luz do Evangelho nós podemos sempre buscar na Fé toda esperança, para que esta síndrome tão presente nas pessoas nesta época do ano seja algo passageiro, aniquilado, pela esperança que a Palavra de Deus suscita em todos nós”, ponderou.

Tempo adequado para reconciliações

Nestes dias que encerram o ano, também é comum que o pensamento das pessoas se volte à reconciliação. Pode ser um momento perfeito para esquecer brigas e desavenças que, por ventura, possam ter ocorrido ao longo do ano que se vai. “O Papa Francisco falou a nós, dois anos atrás, da necessidade do encontro. Não um encontro frio de uma rede social, mas aquele encontro em que você olha no olho do outro, em que pode abraçar. Graças a Deus, podemos abraçar, após quase três anos de pandemia”, explicou o vigário geral.

Este encontro, nas palavras do Monsenhor Luciano, leva-nos à redenção. “Encontro que nos leva ao perdão, que nos leva sempre a um diálogo mais crescente, mais forte, e acima de tudo, a um exercício de olhar para todos e dizer: ‘são meus irmãos, são minhas irmãs'”.

Ninguém se salva sozinho

Ainda citando o Santo Padre, Monsenhor Luciano recorda sua mensagem para o Dia Mundial da Paz: “ninguém se salva sozinho”, lembrou Francisco. “De fato, nós precisamos sempre deixar o ‘eu’, o individualismo, para viver o ‘nós’, dar testemunho de que somos irmãos”, reforçou o vigário. “A encíclica Fratelli Tutti, tão querida a nós cristãos, abre essa perspectiva e favorece sempre essa teologia do estar juntos, essa cultura de favorecer sempre a todos. Não estamos sozinhos nesta vida, estamos sempre juntos”, reiterou.

Construir pontes

Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, em sua mensagem de Natal, pediu que os fiéis “construíssem pontes”. É hora de deixar posições inflexíveis para trás.

“A mensagem de Dom Fernando é muito profética no sentido de trazer esses temas que foram vivenciados nos últimos anos com tanta aspereza”, observou Monsenhor Luciano Brito, que ainda salientou a necessidade de se ouvir o outro, de acolher. “Dialogado à luz do Evangelho, se torna mais prazeroso, mais límpido , mais repleto de paz”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo