Vaticano

Conselho de Cardeais volta a se reunir em torno das diretrizes da Igreja

Na nova reunião do Conselho de Cardeais, eles encorajaram o Papa Francisco em sua luta incansável pela paz na Ucrânia 

Da redação com Boletim da Santa Sé 

Vista, ao fundo, da Basílica de São Pedro / Foto: Canção Nova Roma

O Conselho de Cardeais, instituído pelo Papa Francisco para auxiliá-lo no governo da Igreja e reforma da Cúria, voltou a se reunir de 25 a 27 de abril. Essa foi a primeira reunião após a publicação da Constituição apostólica Praedicate Evangelium. 

Participaram do encontro os cardeais Giuseppe Bertello, Oscar A. Rodriguez Maradiaga, S.D.B, Reinhard Marx, Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., Osvald Gracias, Fridolin Ambongo Besungu, O.F.M. Cap. O secretário do Conselho foi  S.E. Mons. Marco Mellino. Estava ausente da reunião o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, devido a compromissos no México. O Papa Francisco se ausentou no dia 26 de abril, devido a dores no joelho

Após a oração, o Cardeal Oscar Maradiaga, coordenador do conselho, saudou o Santo Padre e os membros presentes. Em seguida, iniciou-se uma reflexão acerca da guerra na Ucrânia e a consequente situação sociopolítica, eclesial e ecumênica. O Santo Padre se referiu às diversas iniciativas para a conquista da paz no território. Os membros presentes apoiaram e encorajaram o Santo Padre em seu incansável trabalho para a solução do conflito em curso.

Leia mais
.: Igreja segue na linha de frente pela paz e cuidado das pessoas na Ucrânia

Em outro momento da reunião, cada cardeal apresentou a situação sociopolítica e eclesial do próprio continente, aprofundando temas como: paz, saúde, pobreza, fragilidade política e problemas pastorais da Igreja local. A sessão matutina do dia 26 de abril abordou as mudanças climáticos e a COP27 que acontecerá no Egito em novembro de 2022.

O Cardeal Fridolin Ambongo Besungu fez uma reflexão em torno da pergunta: “Nós podemos como Igreja, juntamente com as outras confissões religiosas, dar voz a essas preocupações?”. Na argumentação, ele fez uma análise da situação mundial e da necessidade especial da preocupação dos países provenientes da Ásia, América Latina, África e Oceania.

Ainda no dia 26, na sessão da tarde, o conselho realizou o estudo, iniciado em fevereiro, sobre o tema da mulher na Igreja, com um relato em perspectiva pastoral, realizado pela Irmã Laura Vicuna, indígena da Amazônia, no Brasil, pertencente a uma congregação da Família Franciscana. Um debate foi iniciado entre os membros do conselho e do relator.

Já no dia 27, a reflexão foi sobre os Serviços Diplomáticos da Santa Sé, abordando o papel e as atividades dos Núncios Apostólicos. O Cardeal Osvaldo Gracias apresentou um relatório sobre o assunto, seguido de um debate entre os participantes.

O último tema abordado foi as indicações para a implementação da Constituição Apostólica Predicate Evangelium na Cúria Romana. Sugeriu-se um possível processo de ações que acompanhem a implementação da nova legislação e que também prevê a avaliação dos passos dados e dos desafios a serem enfrentados.

O encontro terminou ontem com a oração do Regina Coeli. A próxima consulta está marcada para o mês de junho deste mesmo ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo