DIPLOMACIA

Cardeal Parolin no México marca 30 anos de relações diplomáticas

O Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, visitou o México para marcar o 30º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas com a Santa Sé

O cardeal Pietro Parolin  / Foto: Vatican News

Da redação, com Vatican News

“Estamos enfrentando tempos desafiadores causados ​​por várias ideologias e interesses que parecem querer suplantar os verdadeiros valores do Evangelho.”

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, fez esta avaliação da situação global em sua homilia na missa de abertura da 112ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal do México. A celebração eucarística foi realizada na tarde desta segunda-feira na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, e foi concelebrada pelo arcebispo Rogelio Cabrera López, de Monterrey, presidente da Conferência Episcopal do México, e pelo cardeal Aguiar Retes, primaz do México.

Olhar para as feridas dos irmãos sem dignidade

Inúmeras mulheres e homens continuam a sofrer discriminação, corrupção e falta de justiça, uma situação de “dor e sofrimento”, disse o cardeal, que exortou as comunidades cristãs a “assumir compromissos, fortalecer a unidade em todos os níveis e olhar e fazer escolhas úteis e eficazes para alcançar o bem comum”. O cardeal Parolin salientou então que, diante das realidades atuais, devemos “manter nossos olhos abertos para olhar as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados de dignidade”.

Ser testemunhas da verdade

“Anunciar Jesus Cristo ressuscitado, o caminho, a verdade e a vida”, lembrou o cardeal, “foi o mandamento do Senhor aos seus discípulos”. Como com os apóstolos, continuou o cardeal secretário de Estado, Jesus nos convida a fazer o mesmo, especialmente hoje, quando “a fadiga e a dor batem forte nas portas da vida”. O Senhor também nos diz para “ir”, para ir ao encontro das pessoas e para sermos testemunhas da verdade. Por fim, o cardeal pediu a intercessão de São Marcos Evangelista e Nossa Senhora de Guadalupe para obter “o dom da crescente coragem em saber olhar e buscar com vivo interesse não só o que é bom para nossas comunidades, mas também o que é bom para todos”.

30º aniversário das relações diplomáticas

Na terça-feira, uma conferência acadêmica foi realizada na Cidade do México para marcar o 30º aniversário desde o restabelecimento das relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé.

O evento, intitulado “Secularismo Aberto e Liberdade Religiosa: Uma Visão Contemporânea”, contou com a presença do Cardeal Parolin, Marcelo Ebrard Casaubón, Secretário de Relações Exteriores do México, e uma série de acadêmicos mexicanos.

O México e a Santa Sé assinaram um acordo em 21 de setembro de 1992 que restabeleceu os laços diplomáticos, baseados em valores comuns e ações conjuntas para promover o respeito aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que explica a importância do catolicismo no México e a separação entre Igreja e Estado.

Na ocasião, o cardeal Parolin participou do lançamento das bases para aquele momento histórico, pois fez parte da Delegação Apostólica no México de 1989 a 1991, junto com o então Delegado Apostólico no México, Dom Girolamo Prigione.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo