Sessão de junho começou nesta segunda-feira; organismo instituído pelo Papa Francisco e que conta com arcebispo brasileiro se reuniu pela última vez há dois meses
Da Redação, com Vatican News
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, em nota, que está reunido no Vaticano o Conselho de Cardeais. Conhecido como C9, o grupo realiza algumas sessões deliberativas a partir desta segunda-feira, 26, com a presença do Papa Francisco.
A última vez que o organismo esteve reunido foi no mês de abril, entre os dias 24 e 25. Na ocasião, foram abordadas as situações de guerra e conflito no mundo, a necessidade de unidade da Igreja para construir a paz, a preparação para a primeira sessão da fase universal do Sínodo para a Sinodalidade, em outubro deste ano, e a implementação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium.
Esta é a segunda vez que o C9 se reúne desde sua renovação, realizada em 7 de março. Entre os membros do Conselho estão o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Dom Fernando Vérgez Alzaga; e o arcebispo de São Salvador da Bahia, o brasileiro Dom Sérgio da Rocha.
O Conselho de Cardeais foi instituído em setembro de 2013, por meio de um quirógrafo assinado pelo Papa Francisco. O organismo tem a tarefa de auxiliar o Pontífice no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana. A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium está diretamente ligada a este último ponto.