Na próxima semana

Congresso on-line e gratuito vai estudar exemplos de santidade no Brasil

Evento tem como tema “O Brasil precisa de santos” e conta em sua programação com um total de 13 palestras

Da redação, com Vatican News

Foto: Lucian Novosel na Unsplash

A vida e a obra dos santos, beatos e pessoas com fama de santidade no Brasil são o foco do II Congresso Brasileiro de Hagiologia. O encontro, gratuito e em formato virtual – por meio da plataforma Zoom – será iniciado nesta segunda-feira, 30, e será concluído na quarta-feira, 1º. As inscrições, também gratuitas, estão abertas e são necessárias para a participação.

Organizado pela Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), o evento tem como tema: “O Brasil precisa de santos”. A inspiração nasceu a partir de um trecho da homilia da visita do Papa João Paulo II – hoje canonizado – ao Brasil, em 1991.

“Em três dias, pretendemos mostrar como as palavras de São João Paulo II foram proféticas e, não à toa, inspiraram o tema do segundo Congresso Brasileiro de Hagiologia. O Brasil é uma terra nova – e bastante fértil em produzir cidadãos para o Reino dos Céus. E esses exemplos de santidade, para usar as palavras de São João Paulo II em sua já citada homilia, são capazes de ‘dar um novo sopro de esperança e uma resposta à sociedade que parece querer viver num clima de hedonismo e consumismo’”, afirma o secretário geral da ABRHAGI e coordenador do Congresso, Fábio Tucci Farah.

“O Congresso visa discutir temas novos e apresentar os resultados de algumas causas, além de reconhecer os santos que estudamos”, completa o presidente de honra da ABRHAGI, José Luís Lira.

Palestras

Ao todo, 13 palestras vão abordar ícones da santidade no Brasil. “Sendo um Congresso nacional, vamos apresentar os principais interesses do tema Hagiologia, logo ele contribuirá para o fomento do estudo de Hagiologia no País”, destaca Lira.

“A maior parte dos palestrantes tratará de casos específicos, desde os mais conhecidos como os de Santa Dulce dos Pobres, do Servo de Deus Padre Cícero, da Beata Nhá Chica e de Santo Antônio de Santana Galvão, até casos desconhecidos por boa parte do País, como os do Venerável Padre Vitor Coelho de Almeida, da Venerável Antonieta Farani e da Serva de Deus Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade”, detalha o coordenador do Congresso.

Estão confirmados como palestrantes do Brasil e do exterior: o responsável pelo processo de canonização de Santa Dulce dos Pobres e o de beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos, Paolo Vilotta; o fundador e presidente da International Crusade for Holy Relics e do Apostolado pelas Sagradas Relíquias, Carlos Evaristo; Ana Lúcia e Ronaldo Frigini – que atuaram como notários em diversas causas de canonização e beatificação do Brasil; e o diretor do Departamento para a Língua Portuguesa da Rádio Vaticano, Silvonei José Protz.

Inscrições

Para participar do Congresso é preciso realizar a inscrição gratuita no site do evento. Nele consta também a programação completa. De acordo com a organização, além da inscrição, não é necessário nenhum outro pré-requisito para a participação.

“O Congresso não é um evento destinado a clérigos, religiosos, especialistas, acadêmicos. É um convite a todos os católicos brasileiros que desejam conhecer melhor os santos que floresceram na Terra de Santa Cruz e, como eles, peregrinam em direção ao Reino dos Céus”, reforça Fábio.

Após a inscrição, o link para as palestras será enviado por e-mail aos participantes.

Comemoração

Além de divulgar exemplos de santidade no Brasil, o Congresso de Hagiologia também será comemorativo. “Este Congresso será interessante, pois caminha para os 20 anos de criação da Academia que serão celebrados em 8 de dezembro de 2024, dia da Imaculada Conceição”, analisa o presidente de honra da ABRHAGI.

Considerado o país com maior número de católicos no mundo – quase 180 milhões segundo o Anuário Pontifício – o Brasil só ganhou sua primeira santa em 2002, com a canonização de Santa Paulina do Coração Agonizante. “Nos anos seguintes, trinta e seis santos e quatorze beatos passaram a lhe fazer companhia nos altares. E uma multidão de Servos de Deus e Veneráveis está a caminho”, finaliza Farah.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo