reinserção social

Confessionários da JMJ 2023 serão construídos por reclusos

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assinaram um protocolo para construir 150 confessionários

Da Redação, com Vatican News

Foto: Canção Nova

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais assinaram um protocolo para a construção de 150 confessionários. Segundo a Agência Ecclesia, a construção será feita por reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto.

“Para nós, para quem reflete e vive a questão da reconciliação e do perdão e do sacramento, ganha um significado muito especial que estas peças tenham as mãos e o coração de homens que estão limitados na sua liberdade”, disse o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, após a assinatura do protocolo.

O bispo auxiliar de Lisboa acrescentou que o fato de serem reclusos a desenvolverem este trabalho faz dele particularmente importante, e dá um peso especial.

Trabalho e reinserção social

Isto também já aconteceu em edições anteriores da JMJ, recordou o bispo. O diretor-geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais explicou que “uma das grandes estratégias do chamado tratamento penitenciário é o trabalho”.

Ele assinalou que este tipo de trabalho “tem muito a ver” com aquilo que se deve entender que é a reinserção social, que visa também “preparar o regresso destas pessoas à vida em liberdade”.

“Independentemente de quem professa ou não professa uma determinada religião, de quem seja crente ou não seja crente, participar na construção destas estruturas é um momento que pode levar a alguma reflexão interna”, assinalou Rui Abrunhosa.

O secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Albino Costa, também esteve na sede da JMJ Lisboa 2023, nesta ocasião afirmando a importância da recuperação dos reclusos e da sua inserção na vida em sociedade. “O recluso é uma pessoa com direitos, e só deve ser limitado nos seus direitos na estrita medida do necessário para o cumprimento da pena”, declarou o responsável governamental,” concluiu o secretário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo