Comissão Vaticana

Conferência internacional discute erradicação do trabalho infantil

Evento on-line é promovido pela comissão vaticana covid-19 e Missão Permanente da Santa Sé junto à FAO 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Conferência internacional quer ajudar a combater trabalho infantil e proteger menores / Foto: Tinnakorn Jorruang by GettyImages

Um debate para questionar a persistência do trabalho infantil em pleno século XXI, de forma a identificar quais são os obstáculos que impedem sua superação. Esta é uma das propostas da conferência internacional “Erradicando o trabalho infantil, construindo um futuro melhor”, que será realizada de forma on-line nesta sexta-feira, 19. 

O evento é promovido pela Comissão Vaticana Covid-19, do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, junto com a Missão Permanente da Santa Sé junto à FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

O dicastério publicou um comunicado hoje informando sobre o evento, que lançará um olhar sobre questões de saúde e educação para compreender como o trabalho infantil afeta a dignidade das crianças. “A importância do diálogo e da cooperação internacional será reiterada para enfrentar conjuntamente um problema que ultrapassa as fronteiras territoriais e culturais”, informa.

Durante o encontro, será projetado um vídeo com os pensamento e as afirmações do Santo Padre sobre o tema. Outras contribuições em vídeo abordarão os direitos negados aos menores no trabalho, como a promoção da dignidade. Atenção também ao empenho da Igreja para a construção de um mundo onde seja sanado o flagelo do trabalho infantil.

O comunicado recorda ainda a mensagem do Papa Francisco para o Encontro Global da FAO sobre a eliminação do trabalho infantil na agricultura em 2 de novembro passado. “Ainda mais quando se manifesta como exploração, o trabalho infantil torna-se um flagelo que fere cruelmente a existência digna e o desenvolvimento harmonioso das crianças mais pequeninas, limitando consideravelmente as suas oportunidades de futuro, pois reduz e prejudica as suas vidas para satisfazer as necessidades produtivas e lucrativas dos adultos”.

Progresso interrompido pela pandemia

Dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, em tempos de pandemia, o progresso em direção à eliminação do trabalho infantil foi interrompido pela primeira vez em 20 anos. Houve uma inversão da tendência de queda e números que chegam a 160 milhões de crianças em todo o mundo nessa situação.

Nesse contexto, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2021 o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. E a conferência internacional anunciada hoje quer chamar a atenção para este flagelo e encorajar iniciativas coordenadas para proteger os menores. 

Para acompanhar o encontro, basta um cadastro neste link.

Leia também
.: Papa: não fechar os olhos à tragédia da exploração do trabalho infantil
.: Crianças são o futuro, frisa Papa no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo