Juventude

Comunidade Canção Nova reunirá jovens de todo o Brasil para o PHN

Evento retorna ao modo presencial após dois anos on-line devido à pandemia da covid-19

Mauriceia Silva
Da Redação

Acampamento PHN em 2019 no momento do “Giro das camisetas” / Foto: Wesley Almeida

A Comunidade Canção Nova reunirá, em sua sede, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), a juventude católica de todo o Brasil para o Acampamento PHN, que ocorre de 13 a 17 de julho. 

Com o tema: “Upstream, Pescador de homens”, o evento busca levar os jovens a ter a experiência de São Pedro. O santo foi chamado a ser pescador de homens, mas, antes, teve que se reconhecer pecador. São Pedro precisou assumir que Deus podia usar de um pecador para ser pescador de homens. 

Segundo o Gerente Geral de Eventos, Pedro Pinheiro, o tema do Acampamento fala do chamado de Deus. “O tema convida a trabalhar o aspecto vocacional não entendendo só como algo relacionado à vida comunitária e religiosa, mas também à santidade, à evangelização, o caráter batismal que cada um de nós tem de evangelização, de ser discípulo e missionário.”

Retorno ao presencial

Pedro também destaca que, depois de dois anos sem o evento acontecer no modo presencial, a expectativa é enorme. “Com o retorno do presencial, a gente espera 25 mil jovens por dia na chácara de Santa Cruz. O camping vai estar aberto para todos os jovens que quiserem acampar. A inscrição pode ser feita pessoalmente, ou até mesmo no site do Eventos Canção Nova.”

O departamento de Eventos preparou uma programação que contará com grandes expoentes da música católica. “Vamos ter seis shows este ano, com bandas maravilhosas: Juninho Cassimiro, Fraternidade João Paulo II, Emanuel Stênio, Cassiano Meirelles, Amor e Adoração e Missionário Shalom e Pitter Di Laura.”

Além disso, o evento contará com pregações, Santa Missa, Adoração e Atividades paralelas. Também haverá momentos oracionais com o padre Edmilson.

Testemunho

A analista de Controladoria Ana Paula Maria Costa teve sua primeira experiência com o Acampamento PHN em 2008. “A minha experiência com o PHN se iniciou quando eu tinha 14 anos. Um amigo me levou para participar e, desde já, me apaixonei pela multidão que estava indo ter uma experiência com o Cristo. De lá pra cá, fui em todas as edições, exceto as dos dois anos de pandemia, e esse ano será minha terceira vez como organizadora de caravana”. 

Ana Paula e amigos em uma edição anterior do Acampamento PHN / Foto: Arquivo pessoal

Mineira de Belo Horizonte, Ana Paula conta que, mesmo à distância, não deixou de acompanhar o acampamento. Até mesmo do “giro da camiseta” ela participou on-line. “Poder retornar é motivo de gratidão a Deus, pois ele permitiu que eu esteja lá novamente. Senti muita falta de poder ir à Canção Nova, território santo.”

Ana Paula relata que viveu vários momentos marcantes no PHN. Ela viu muitas curas e milagres, mas o momento que mais a marcou foi em 2016, na missa de encerramento. Na ocasião, Monsenhor Jonas Abib e o Padre Marcelo fizeram um momento de efusão do Espírito Santo. “O agir de Deus naquele momento foi magnífico.”

Desde 2017, Ana Paula organiza caravanas, movida pelo desejo de que outros façam a mesma experiência que ela. “2017 foi a primeira vez que decidi fazer Caravana, isso já gritava dentro de mim, precisava mostrar o evento a mais pessoas. As pessoas precisavam viver o PHN de perto, por isso tomei a decisão e, de lá para cá, são ‘só bênçãos’. Este ano, mais 50 pessoas poderão viver a experiência. Sou grata a Deus por tudo que Ele faz por mim e por aqueles que Ele me confia. Minha meta é, no próximo ano, levar 100 jovens, e sei que pela graça d’Ele conseguirei.”

Jovem de coração

A coordenadora de caravanas Cristiana Dias da Fonseca, de Santa Luzia (MG), também relata fortes experiências desde que começou a realizar excursões para o PHN. Ela afirma que ama estar no meio da juventude, e que é jovem de coração.

“De todos os PHNs que eu fui, o mais marcante foi quando uma jovem que estava em tratamento para o câncer entrou no ônibus, fez a reserva e não me falou da enfermidade que estava enfrentando. Quando ela foi ao PHN, tomou posse da sua cura.”

Giro das Camisetas

Um dos momentos mais esperados do PHN é o giro das camisetas. A tradição surgiu em 2003. Na ocasião, com a ideia de que “o PHN não se vive sozinho”, foi sugerido que os participantes pegassem uma de suas camisetas que haviam trazido na mala, escrevessem seus nomes e contatos e as trocassem entre si. 

A troca incentivaria ambos a se comprometerem em ajudar um ao outro a viver o PHN durante todo o ano até o próximo evento, seriam como “anjos” na vida um do outro. Esse momento também marcou a vida de Ana Paula.

“Todo ano participo, tenho amizades através do giro da camiseta. Uma delas, inclusive, encontrarei pela primeira vez no PHN 2022. É um momento muito divertido e prazeroso de participar, ter bons amigos é sempre uma boa oportunidade.”

Sobre o PHN

O “PHN” (Por Hoje Não vou mais pecar) é um movimento criado para ajudar os jovens a combaterem o pecado e a viverem a santidade no dia a dia, e também para levá-los a buscar a Deus com profunda radicalidade. Desde o início, a proposta do PHN tem ajudado jovens em sua conversão diária. São muitos os testemunhos de mudança, de vida nova.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo