Cooperação

Comitê Moneyval, do Conselho da Europa, conclui visita ao Vaticano

Comitê Moneyval é do Conselho da Europa e trabalha com avaliação das medidas contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Nesta terça-feira, 13, o grupo de especialistas do Comitê Moneyval concluiu a visita ao Vaticano, informa uma nota da sala de imprensa da Santa Sé. O grupo, que trabalha com avaliação das medidas contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, teve uma série de encontros em “clima construtivo e de cooperação”, acrescenta a Santa Sé.

A nota informa que esse foi mais um passo importante no processo de avaliação do funcionamento eficaz do sistema de prevenção e combate da lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. A conclusão será com a adoção do Relatório de Avaliação Recíproca (“Mutual Evaluation Report”) da parte da Assembleia Plenária, prevista para a primavera de 2021, alinhado com procedimentos internos do Comitê Moneyval.

“As autoridades da Santa Sé dirigem uma sincera e profunda gratidão ao time dos avaliadores e aos membros do Secretariado do Comitê Moneyval”, informa a nota.

A visita do grupo começou em 30 de setembro e, na última quinta-feira, 8, os membros do Comitê foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco. Na ocasião, o Santo Padre disse que o trabalho desenvolvido pelo Moneyval em relação a este duplo objetivo (medidas contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo) está particularmente em seu coração. Ele também agradeceu pelo trabalho do grupo de especialistas.

“Queridos amigos, renovo a minha gratidão pelo serviço que vocês desenvolvem. As realidades sobre as quais vocês são vigilantes, de fato, se colocam para a proteção de uma ‘finança limpa’, no âmbito da qual é impedido aos “mercadores” especular naquele templo sagrado que é a humanidade, segundo o desígnio de amor do Criador”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo