Com auxílio de expert na área

Santa Sé mantém esforços contra lavagem de dinheiro

Após o relatório de Moneyval, a Santa Sé segue respondendo às recomendações para continuar eficazmente pelo caminho da transparência e da confiança financeira e da eficácia das medidas na luta contra a lavagem de dinheiro.

Segundo informa hoje à Rádio Vaticano o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, um sinal deste compromisso é a decisão por parte da Santa Sé de servir-se da colaboração sistemática de um expert internacional nas atividades de luta contra reciclagem e financiamento do terrorismo.

Trata-se de Rene Bruelhart, 40 anos, advogado com origem em Friburgo (Suíça), que foi diretor da Unidade de Inteligência Financeira de Lichtenstein durante oito anos e é um verdadeiro expert na luta contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Como diretor do órgão, em 2010 foi nomeado vive-presidente do grupo Egmont (a rede global da Unidade de Inteligência Financeira).

Bruelhart começou em setembro seu serviço como consultor da Santa Sé e em todas as matérias ligadas com a anti-reciclagem e luta ao financiamento do terrorismo. Sua tarefa é ajudar a Santa Sé no reforço de suas ferramentas de luta contra os delitos financeiros. Isso constitui uma prova clara do compromisso assumido pela Santa Sé e de seu esforço para enfrentar eficazmente este tipo de problemas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo