NO VATICANO

Comissão para a Tutela de Menores se reúne em assembleia

Órgão realiza segunda plenária – primeira aconteceu em setembro de 2022 – para fazer balanço dos primeiros seis meses de trabalho 

Da Redação, com Vatican News

Foto: Arnold Straub via Unsplash

Está reunida em Roma a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores. Na assembleia, que acontece entre os dias 3 e 6 de maio, será feito um balanço dos primeiros seis meses da “nova” Comissão e seu trabalho de implementação do novo mandato contido na Constituição Apostólica Praedicate Evangelium.

Esta é a segunda plenária realizada desde setembro do ano passado, quando dez novos membros ingressaram na Comissão. No primeiro dia de trabalho, foi discutido abertamente como definir os métodos de trabalho, as funções e responsabilidades.

Pontos a analisar

O grupo é chamado a analisar um quadro de Diretrizes Universais que atualiza o proposto pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 2011. O quadro tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de orientações para enfrentar os casos de abuso sexual de menores pelos clérigos. A Comissão também avaliará um instrumento de verificação, solicitado pelo Papa, a ser usado junto com as diretrizes.

Leia também
.: Que os menores estejam mais seguros na Igreja, pede Papa

.: Proteção de Menores: Igreja tem avançado no enfrentamento dos abusos

Outro ponto a ser abordado é a revisão de atividades junto às Conferências Episcopais que precisam implementar os procedimentos de denúncia para aqueles que sofreram abusos sexuais, conforme indicado no artigo 2 do Motu Proprio Vos Esti Lux Mundi.

Em comunicado, o Santo Padre pediu à Comissão que garantisse a presença de escritórios apropriados a nível de cada igreja particular. Neste contexto, a Comissão recebeu o financiamento de uma organização católica estadunidense para assumir novos colaboradores, que atuarão nas Igrejas particulares e ajudarão na implementação do mandato.

Por fim, durante a assembleia, será examinado o desenvolvimento da metodologia e dos conteúdos do Relatório Anual sobre políticas e procedimentos de salvaguarda, também este solicitado pelo Pontífice. A Comissão também desenvolverá um plano estratégico quinquenal da Comissão e uma campanha de consulta pública sobre proposta de Diretrizes universais maio-setembro de 2023.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo