Planejamento

Comissão para a Juventude da CNBB prepara Missão Jovem 2022

Presidente e membros da Comissão da CNBB visitaram a região que irá receber os jovens missionários

Da redação, com CNBB e Comissão para a Juventude da CNBB

Membros da Comissão para a Juventude da CNBB durante visita à região amazônica/ Foto: Comissão para a Juventude da CNBB

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino e os demais membros, Dom Antonio Assis e Dom Amilton Manoel, com a assessora nacional irmã Valéria Leal realizaram uma visita à região Amazônica. Objetivo da viagem foi a preparação da Missão Jovem 2022. Ela irá ocorrer na Prelazia de São Felix do Xingu, no Pará, de 15 a 25 de julho.

A Comissão explica que o projeto missão jovem é fruto da experiência da Jornada Mundial da Juventude de 2013. “Aperfeiçoando-se ao longo do tempo, está na sua 5ª edição. Após 2 anos de cancelamento devido à pandemia, será retomado neste ano. Jovens de todo o Brasil que participam dos mais diversos grupos de jovens são convocados pelos responsáveis dos regionais da CNBB e enviados para esta linda experiência de fé e de serviço”, destaca a Comissão.

Durante a visita, os membros da Comissão realizaram encontros de planejamento com as lideranças locais para planejamento e animação missionária.

Região amazônica

A região a receber os jovens missionários é marcada pela injustiça social e a necessidade urgente do anúncio querigmático. Há presença de fazendeiros, trabalhadores rurais, povos indígenas, migrantes de várias regiões do Brasil e de outros países formando um contexto complexo.

Foi importante para os membros da Comissão Episcopal para Juventude, conhecer melhor a realidade juvenil dos que lá vivem.

 “Jovens, preparem-se! Procurem seus referenciais regionais e disponham-se a doar um pouco de seu tempo pelo Reino de Deus”, exorta a Comissão.

Visita a Marabá (PA)

No último sábado, 8, a Diocese de Marabá recebeu a Comissão Episcopal para Juventude da CNBB. Na oportunidade, aconteceu uma missa com a presença das diversas expressões juvenis da diocese, as pastorais, os movimentos e grupos paroquiais. Houve uma boa participação de jovens das comunidades e das paróquias.

A juventude de Marabá, no período da pandemia, manifestou muita solidariedade estando atenta às necessidades dos mais fragilizados atuando com gestos concretos de solidariedade. Também destacaram-se no serviço às Pastorais da Comunicação paroquiais.

A presença da Comissão e a missa jovem animou toda a juventude presente. A Eucaristia foi presidida por Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão e concelebrada pelos outros bispos da comissão.

Estava presente também a irmã Valeria Andrade Leal, assessora nacional da Comissão e uma grande quantidade de jovens.

“Louvemos a Deus Uno e Trino pela juventude da diocese de Marabá e de todo o mundo. Nós somos chamados a fazer, como pastores e povo de Deus, a opção afetiva e efetiva pela juventude. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro leve os pedidos de todos os jovens ao seu Filho Jesus Cristo. O Senhor abençoe a toda a juventude”, estimou Dom Nelson.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo