A PEDIDO DO PAPA

CNBB promove iniciativas de oração pelo Sínodo sobre a Sinodalidade

Entre as ações está momento de oração diário na sede da Conferência, às 11h50, com transmissão pelas redes sociais da CNBB

Da Redação, com CNBB

Participantes da segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade durante atividades / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Atendendo ao pedido do Papa Francisco de orações pelo Sínodo sobre a Sinodalidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove iniciativas para que os fiéis rezem pela segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em curso no Vaticano entre os dias 2 e 27 de outubro.

As iniciativas de oração reúnem bispos, padres, religiosos e leigos de todo o mundo para refletir propostas para uma Igreja cada vez mais “sinodal em missão”. O subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto, anunciou que todos os dias, às 11h50, haverá um momento de oração pelo Sínodo na capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na sede da Conferência em Brasília (DF).

O momento seguirá a liturgia proposta pelo aplicativo “Reza pelo Sínodo em Click to Pray”, indicada pelo Papa Francisco, e será transmitido pelas redes sociais da CNBB. Além disso, na segunda-feira, 7, data para a qual o Pontífice convocou um dia de oração e jejum, a CNBB se unirá na capela Nossa Senhora Aparecida , às 11h30, para rezar o terço em torno da súplica pela paz no mundo.

Espírito de unidade

Na quarta-feira, 2, o padre Megeto, iniciou a reunião da Avaliação Gerencial Mensal (AGM), com a participação dos coordenadores de departamentos do Secretariado Geral, rezando na intenção do Sínodo. A coordenadora da Secretaria Técnica da CNBB, irmã Flávia Luiza Gonçalves, da Congregação Discípulas do Divino Pastor, partilhou que esta iniciativa “é de grande importância, pois fortalece o espírito de unidade e discernimento na Igreja”.

Leia mais
.: Em coletiva, Santa Sé repercute abertura da segunda sessão do Sínodo

.: “A Igreja não pode caminhar e renovar-se sem o Espírito Santo”, diz Papa

A religiosa também destacou que esse momento de oração conjunta reforça a dimensão comunitária da Igreja, “lembrando-nos que somos todos corresponsáveis na missão de construir uma Igreja mais sinodal, participativa e inclusiva”.

O coordenador do Departamento de Contabilidade da CNBB, Rodson Souza, considera muito importante a iniciativa de oração dos colaboradores da CNBB pelo Papa, os bispos, e os leigos que estão em Roma participando do Sínodo. “Isso ajuda na evangelização e na mudança da Igreja, para que o Espírito Santo aja junto com os bispos para que tenham suas decisões conduzidas por Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo