Evento realizado entre 14 e 16 de fevereiro reúne bispos, padres, especialistas e jovens para abordar atualização do Documento 85
Da Redação, com CNBB
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/encontro-comissao-juventude-cbb-documento-85-fevereiro-2025-_-foto-reproducao-cnbb.png)
Encontro promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude debate atualização do Documento 85 / Foto: Reprodução CNBB
A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunida em Brasília (DF) para um encontro entre 14 a 16 de fevereiro.
O evento, realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), reúne os bispos e jovens da comissão, bispos e padres referenciais de todos os regionais do país e especialistas em juventude a fim de contribuir com a atualização do Documento 85 – Evangelização da Juventude.
A programação conta com momentos de formação, partilha e espiritualidade, criando um espaço de escuta ativa entre os jovens e a Igreja e permitindo um olhar crítico sobre a evangelização juvenil nos diferentes contextos do país. A pauta do encontro ainda inclui o projeto Cuidar da Vida, os cursos de formação EaD, o Jubileu dos Jovens, o projeto Ao Seu Lado e a participação dos jovens no encontro internacional sobre o clima, a COP 30, que acontecerá em Belém (PA) em novembro.
Leia mais
.: Comissão da CNBB atualiza documento para evangelização da juventude
O encontro reafirma ainda o compromisso da Igreja no Brasil com a juventude. O objetivo é garantir que os jovens tenham voz, espaço e protagonismo na comunidade e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A presença de bispos, padres e especialistas reforça a importância desse momento, que não apenas avalia o caminho percorrido, mas projeta novos horizontes para a evangelização da juventude no Brasil.
Tempo de graça para a evangelização da juventude
O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilsom Basso, destaca a importância da atualização do Documento 85. Para ele, trata-se de um verdadeiro kairós, um tempo de graça para a evangelização da juventude, pois mobiliza toda a Igreja a olhar para os jovens e ouvi-los de forma atenta e respeitosa.
“Depois de 20 anos da aprovação do Documento 85, a Igreja necessita reafirmar a opção afetiva e efetiva pela juventude. A atualização ajudará a Igreja no Brasil a acolher, assumir e concretizar o documento final do Sínodo dos Jovens e as orientações pastorais para a evangelização da juventude que o Papa Francisco nos apresenta na Christus Vivit”, afirma o bispo.