Meio ambiente

CNBB divulga mensagem por ocasião da COP 26

Na mensagem por ocasião da COP26, bispos fazem apelo em prol do combate às mudanças climáticas, garantindo a continuidade de todas as formas de vida

Da Redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta quarta-feira, 10, uma mensagem por ocasião da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP-26, que acontece em Glasgow, na Escócia. A mensagem foi apresentada e referendada pela presidência da CNBB e os membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira.

Leia também
.: Papa à COP26: agir com urgência, coragem e responsabilidade

No texto, os bispos pedem que os organismos internacionais, governos e todos os segmentos da sociedade civil “combatam as mudanças climáticas e garantam a continuidade de todas as formas de vida, investindo na vida – dom maior e inviolável”.

Na mensagem, os bispos reiteram que a COP-26 “desafia o mundo inteiro e precisa interpelar particularmente o Brasil, que tem territórios e biomas ameaçados” e chamam atenção para os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que alerta para o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

A mensagem faz ainda um forte apelo aos organismos, governos, empresas e organizações para que promovam rupturas, transformem radicalmente suas estruturas de produção, consumo e priorizem em suas agendas a defesa dos pobres e da Casa Comum, adotando medidas fortes.

Assinam a carta os presidentes da Comissão para a Amazônia, a Comissão para a Ecologia Integral e Mineração, a Comissão para a Ação Sociotransformadora, o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, a Cáritas Brasileira, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Acesse aqui a íntegra da mensagem

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo