Hoje

CNBB celebra 68 anos de criação e presidência destaca trajetória

Para celebrar o aniversário da CNBB, haverá três eventos virtuais nesta quarta-feira

Da redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa, nesta quarta-feira, 14, os 68 anos de sua criação. Para celebrar este aniversário, os quatro bispos que integram a atual presidência, eleitos em maio de 2019, destacam os marcos do passado e do presente da instituição.

Atual presidência da CNBB, eleita em maio de 2019 / Foto: CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, reforça que a CNBB tem uma marcante trajetória de contribuições para a vida da Igreja e para a sociedade brasileira, com relevantes e insubstituíveis contribuições espirituais, humanísticas e cidadãs.

“É importante recordar o mês de outubro de 1952, quando bispos brasileiros se reuniram, no Rio de Janeiro, e, em profunda comunhão eclesial com a Sé Apostólica, iniciaram a rica história da CNBB. Um caminho bonito que se renova permanentemente e fortalece ainda mais a colegialidade e a unidade dos bispos brasileiros, em comunhão com o magistério do Papa”, disse Dom Walmor.

O arcebispo de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da entidade, Dom Jaime Spengler, lembrou que, quando surgiu a ideia de criação de conferências episcopais, o Brasil foi um dos primeiros países que prontificou a encaminhar junto à Santa Sé o que fosse necessário para a criação da instituição. E destaca que, agora, 68 anos depois, a instituição vive o processo de revisão de seu estatuto, para tentar responder aos desafios atuais.

“Os tempos mudaram e mudam constantemente e estar atento aos sinais dos tempos diz de uma sensibilidade especial para responder à altura daquilo que os novos sinais pedem de nós como Igreja no Brasil”.

O bispo de Roraima e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva, destaca que um marco da CNBB é a característica de ter sido profética, com muita sabedoria e zelo pela mensagem do Evangelho. “A CNBB exerceu, desde o seu início, e continua exercendo, um profetismo na defesa da vida em toda e qualquer circunstância, do ser humano e de toda a criação”, afirmou.

E lembra da atual Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”, com a adesão de toda a Igreja Católica no Brasil e entidades e instituições que buscam promover a vida, sobretudo no contexto da pandemia. Para ele, a solidariedade marca bem todo o trabalho da CNBB na atualidade.

E o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, lembra de uma atitude que marca a trajetória da organização: a da defesa da verdade, da justiça e dos fragilizados.

Sede da CNBB em Brasília / Foto: CNBB

Celebração virtual

A celebração do aniversário da conferência episcopal terá uma programação virtual. Serão três eventos online para marcar os 68 anos da CNBB: uma Missa, o Terço da Esperança e da Solidariedade e uma live com o atual e os dois últimos presidentes da entidade.

Missa

A comemoração começa pela manhã, às 9h, com um missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Terço da Esperança e da Solidariedade

Às 15h30, horário em que habitualmente já se reza o Terço Esperança e da Solidariedade às quartas-feiras, bispos, assessores e colaboradores da CNBB rezarão um terço nas intenções da Conferência e da Igreja no Brasil. O terço será transmitido pelas TVs de inspiração católica do país e também pelas redes sociais da CNBB (Facebook, Twitter e Youtube).

O bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, adianta que haverá no terço um pouco do mosaico que é a vida da CNBB: “Uma vida dinâmica, fraterna e servidora, mas nem sempre conhecida. Embora sendo um organismo dos bispos, sem a colaboração de tantos corações generosos e abnegados, a CNBB não cumpriria sua função”, disse dom Joel.

Live

E às 17h, será possível acompanhar nas redes sociais da CNBB uma live com dois ex-presidentes da CNBB, os cardeais Raymundo Damasceno Assis e Sergio da Rocha, e o atual presidente, Dom Walmor Oliveira.

A partilha entre os bispos abordará a história, a identidade e o futuro da conferência. A live será mediada pelo padre Patriky Samuel, secretário-executivo de Campanhas da CNBB.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo