Renovação Carismática

Charis completa três anos de instituição nesta quarta-feira

Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, Charis foi instituído a partir de um pedido do Papa Francisco

Jéssica Marçal
Da Redação

O Charis, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, completa três anos de instituição nesta quarta-feira, 8. Criado a partir de um pedido do Papa Francisco, o órgão é vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A finalidade do Charis, cujos estatutos foram promulgados no dia 8 de dezembro de 2018, é promover e fortalecer a comunhão entre todas as realidades carismáticas, fomentando o sentido de família mundial da Renovação carismática Católica, a grande corrente de graça. Aqui estão inclusos grupos de oração, novas comunidades, escolas de evangelização, meios de comunicação, institutos religiosos, sacerdotes, etc.

Leia também
.: Pino Scafuro é nomeado como moderador do CHARIS

Em nível mundial, o Charis tem promovido, ao longo desses três anos, uma série de formações e encontros on-line. A proposta é fortalecer a identidade da corrente de graça que é o Batismo do Espírito Santo e, assim, fortalecer a unidade entre as expressões carismáticas.

Quanto à identidade dessa corrente de graça, disse o Papa Francisco: “a Igreja tem necessidade do Espírito Santo. Cada cristão, na sua vida, tem necessidade de abrir o coração à obra santificadora do Espírito Santo. O Espírito Santo nos conduz ao encontro pessoal com Jesus e assim a nossa vida muda, é transformada, o que nos muda em homem e mulheres novos”.

Serviço Brasileiro de Comunhão do Charis

No Brasil, existe o Serviço Brasileiro de Comunhão do Charis (SBCC), instituído em 12 de outubro de 2019, um pouco depois do organismo internacional. Como coordenadora nacional, foi eleita Kátia Roldi Zavaris.

Em dezembro de 2019, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu o SBCC na estrutura eclesial no Brasil e designou sua vinculação à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Isso considerando que, em nível mundial, está vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Como bispo referencial para o Charis, foi indicado Dom Mário Spaki, bispo da diocese de Paranavaí (PR).

Atividades

Desde que foi instituído, o SBCC tem promovido ações para que essa unidade seja também fortalecida. Em entrevista à nossa equipe, Kátia listou algumas iniciativas realizadas ao longo de 2021.

Foi organizada uma live quinzenal com o tema “Sejamos um”, com o objetivo de promover a unidade entre as expressões carismáticas, pelas redes sociais do SBCC. Em maio deste ano, foi realizado o primeiro simpósio on-line sobre o Batismo no Espírito Santo. Em julho, a Primeira Conferência do SBCC, na sede da Comunidade Canção Nova.

Em setembro, dois eventos: o simpósio on-line sobre o serviço da autoridade nas novas comunidades e um retiro virtual “São José esposo e pai”. Este último teve como objetivo promover a reflexão sobre São José no ano dedicado a ele pelo Papa Francisco.

Em outubro, o foco foi a juventude. O Encontro Nacional da Juventude Carismática, on-line, teve como tema “Ele vive e te quer vivo”, a partir da encíclica do Papa Francisco “Christus Vivit. O objetivo foi reunir a juventude de toda a corrente de graça aqui no Brasil em louvor e adoração ao Senhor.

O evento mais recente foi realizado em novembro passado: o Congresso Nacional para as Novas Comunidades, realizado de modo presencial também na sede da Comunidade Canção Nova.

“Trabalhamos muito. O SBCC tem também reuniões mensais virtuais com todos os membros”, conclui Kátia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo