Centro Médico Padre Pio é uma das expressões da evangelização da Canção Nova, que assumiu o serviço aos doentes como parte de sua missão
Kelen Galvan
Da Redação
Nesta sexta-feira, 14, recorda-se o dia de São Camilo de Lellis, patrono dos enfermos e dos hospitais. Uma data para recordar tantos que dedicam suas vidas para cuidar de outras vidas. Cuidar dos enfermos também diz respeito à salvação que Jesus veio trazer à humanidade.
“A Igreja Católica, desde sua origem, procurou ter presente que a salvação que Jesus trouxe para a humanidade não diz respeito somente à dimensão espiritual do ser humano (sabendo que esta é a mais importante), mas a salvação de Jesus é para a pessoa humana total. Por isso nós devemos considerar a salvação como um dom de Deus integral”, explicou o presidente da Comunidade Canção Nova e presidente da Fundação João Paulo II, padre Wagner Ferreira.
O sacerdote destaca que esse entendimento inspirou a Igreja a considerar também o serviço de caridade e misericórdia para com os enfermos, e foram muitos homens e mulheres que dedicaram sua vida por esta causa.
Centro Médico na Canção Nova
Também a Canção Nova assumiu esse serviço como parte de sua missão evangelizadora. Há 26 anos, deu início aos atendimentos médicos do Centro Médico Padre Pio. Padre Wagner recorda que, primeiramente, o serviço era direcionado às pessoas que vinham para os acampamentos de oração, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP). Tempos depois, veio a inspiração de ampliar esses atendimentos.
Ele lembra que alguns missionários da Canção Nova fizeram uma peregrinação a San Giovanni Rotondo, na Itália, e conheceram o hospital “Casa Alívio do Sofrimento”, fundado por Padre Pio de Pietrelcina. “Isso inspirou os irmãos de comunidade e, sobretudo, Padre Jonas, nosso pai-fundador, a também fundar um centro médico.”
Acesse
.: Veja mais informações sobre o Centro Médico Padre Pio
Na época, era ainda um Posto Médico, e, a partir dessa motivação, começou a atender a população mais carente de Cachoeira Paulista e outras pessoas que vêm das cidades próximas. “O posto médico começou assim e foi se ampliando pouco a pouco, com a ajuda de tantas pessoas, neste serviço de salvar as pessoas, de dar a elas essa experiência da salvação integral de Cristo Jesus”, disse padre Wagner.
A gerente do Centro Médico Padre Pio, Marcela Martins, conta que, um dia, teve a oportunidade de perguntar ao Monsenhor Jonas Abib o que ele esperava do Centro Médico como evangelização. O padre disse: “Vocês são chamados a ser o rosto da misericórdia de Deus”.
“Então, muito além de atender pessoas, cuidar de dentes, cuidar da saúde, é ser o rosto da misericórdia para cada um daqueles que nos procuram. Não olhando somente para a doença que ela tem, mas olhando para quem ela é, onde ela é olhada de maneira pessoal”.
Frutos desta obra
No dia 23 de setembro deste ano, o Centro Médico irá completar 27 anos de fundação. Atualmente, fazem parte da equipe 64 pessoas (52 colaboradores e sete missionários), quatro estagiários voluntários, além de outros voluntários no setor de reabilitação, e também dentistas e médicos. O local realiza, por ano, uma média de 169 mil atendimentos, tendo como parâmetro o ano de 2022.
Marcela destaca que, hoje, o Centro Médico realiza vários serviços na área ambulatorial de especialidades, como psiquiatria, gastro, cardiologia. E, principalmente, na área da cardiologia, o local oferece os exames que o paciente precisa. “Então, o paciente sai daqui com um diagnóstico fechado”.
Outra conquista foi que há dois anos o Centro Médico começou a realizar ultrassom, e recentemente foi trocado o equipamento, com a iniciativa da Quaresma do Frei Gilson.
“Com isso, nós passamos a realizar todos os tipos de ultrassom básicos, inclusive os com doppler, e também o ecocardiograma. No nosso laboratório, com a aquisição de alguns equipamentos, hoje são realizados grande parte dos exames que são necessários em nosso laboratório próprio”.
Além de muitas melhorias na estrutura física, o que ampliou a capacidade para receber um maior número de pacientes, e o uso do prontuário eletrônico. Outro destaque é o atendimento de curativo: o Centro Médico Padre Pio é referência na região de curativo em feridas crônicas de diabéticos.
Outra conquista também foram as formações on-line sobre o Método de Ovulação Billings, que capacita outros profissionais de saúde e casais que buscam utilizar este método.
Marcela destaca que o Centro Médico foi amadurecendo durante estes anos, mas acredita que um dos frutos é perceber a satisfação dos pacientes. “É ver a vida do paciente restaurada, ver a pessoa de novo inserida na sociedade, vivendo com qualidade. Para mim esse é o maior fruto do nosso trabalho”.
Outro fruto que ela destaca é ter uma equipe madura, qualificada e integrada.
O crescimento continua
A gerente do Centro Médico afirma que há muitos projetos para o futuro. Marcela conta que o Padre Jonas tinha o desejo de que o Centro Médico se tornasse um hospital, e disse a ela após ter voltado de sua última viagem a Roma no início de 2020.
“Quando ele voltou de lá, eu fui atendê-lo em fisioterapia e ele disse: ‘Fui a San Giovanni Rotondo e fiquei uma hora com o Padre Pio, e ele te mandou um recado’. Como o padre era muito sarrista, eu falei: ‘Ah é, e o que ele disse?’. E o padre respondeu: ‘Ele disse que ele quer um hospital, e que Cachoeira Paulista é maior que San Giovanni Rotondo’. E eu perguntei: ‘E o senhor, o que quer?’ E ele: ‘Eu quero um hospital’. E eu disse: ‘Então, eu só não posso atrapalhar, né?’.”
Tempos depois, veio a notícia da iniciativa do Frei Gilson de motivar as doações em prol do Centro Médico durante a Quaresma de São Miguel deste ano. “Vimos também como resposta de Deus”, afirma Marcela.
De forma concreta, atualmente, está em andamento a instalação do prontuário eletrônico, e está em fase de conclusão o espaço que será uma sala de pequenas cirurgias. “Onde pequenos procedimentos poderão ser realizados para biópsia, retirada de cistos, nódulos mais simples poderão ser feitos aqui”, explica Marcela.
E, a médio prazo, seria a ampliação com a construção de um prédio lateral, que terá espaço também para raio-x e tomografia, e em outro momento, internações.
Gratidão
Recordando a trajetória do Centro Médico Padre Pio, o presidente da Fundação João Paulo II expressa seu agradecimento a todas as pessoas que fazem parte da história do Centro Médico. Desde o Padre Jonas, o Eto e a Luzia, e tantos membros da Comunidade Canção Nova, voluntários, colaboradores, pessoas que, de alguma forma, contribuíram e também os sócios evangelizadores.
“Que Deus abençoe a todos! Que Deus abençoe o Centro Médico Padre Pio, que Ele continue realizando esta missão de dar às pessoas a experiência da salvação integral de Cristo Jesus. Levar as pessoas ao encontro com Jesus, pelo batismo no Espírito Santo, de modo que essas pessoas possam também estar preparadas para, um dia, chegar à glória da eternidade”, destacou.
Padre Wagner concluiu motivando cada pessoa a, de alguma forma, aprender com o testemunho de São Pio de Pietrelcina a doar a vida em favor dos mais necessitados. “De alguma forma, contribuir para que outras pessoas, os enfermos, os empobrecidos também possam, pela graça de Deus, ser assistidos e edificados em sua fé”.