Neste domingo

Celam apresenta Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Evento ocorrerá de 21 a 28 de novembro; Apresentação da assembleia ocorrerá neste domingo, 24

Da redação, com Celam

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) apresentará neste domingo, 24, a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá de 21 e 28 de novembro. A apresentação ocorrerá pela manhã na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, no âmbito do Domingo da Palavra e do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Somos todos discípulos missionários em saída” é o lema da assembleia que estará em comunhão com o Papa Francisco e visa discernir os novos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe deve percorrer para responder aos desafios pastorais atuais. O evento pretende recordar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

Pela sua natureza sinodal, a realização desta primeira Assembleia Eclesial, bem como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior realização marcarão a jornada dos discípulos missionários do continente. Leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade farão parte desse grande evento eclesial que será colocado sob a proteção de Santa Maria de Guadalupe, Padroeira da América Latina e do Caribe.

De acordo com o Celam, será uma experiência de escuta, diálogo e encontro à luz da Palavra de Deus, do Documento de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar a realidade dos povos, aprofundar os desafios do continente no contexto da pandemia pela Covid-19, reavivar o compromisso pastoral e buscar novos caminhos para que todos tenham vida em abundância.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo