BASÍLICA

Catedral das Neves: conheça a principal igreja da capital paraibana

Basílica Menor reúne história, arte e devoção no coração da capital

Reportagem de Emerson Tersigni e Ederaldo Paulini

Fundada no século XVI, João Pessoa guarda no centro da cidade um dos conjuntos arquitetônicos mais antigos do Brasil. Estamos falando da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, que se destaca como referência religiosa, cultural e histórica da capital paraibana.

Bem-vindos ao conjunto histórico mais importante de João Pessoa. O coração da capital paraibana é também coração católico, herança portuguesa. 

Entre uma esquina e outra, a imponente igreja do Carmo. Próximo dela, o mosteiro de São Bento de rara beleza. Os ventos que sopram do mar também apontam a direção da fé local, o colorido das casas, unido à principal edificação da Praça Dom Ulrico, a Catedral de Nossa Senhora das Neves.

“A conquista da Paraíba foi muito difícil, porque existia um um uma invasão da França, dos franceses na Baía da Traição, que eles conseguiram fazer a cabeça dos índios. Incidentemente era o dia com é o dia dedicado à Nossa Senhora das Neves. Nossa Senhora das Neves que é justamente padroeira de Roma. Santa Maria Maggiore, que é a padroeira”, explicou o historiador, Augusto Moraes.

O tempo passou, no fim do século XIX ganhou o título de catedral. Pouco mais de 100 anos depois foi elevada à dignidade da Basílica Menor, extensão de Roma, no Nordeste brasileiro. “Aqui é a única basílica da Paraíba. Inclusive, nós não temos nenhuma outra Igreja aqui no estado com o título de basílica. Isso nos liga diretamente a nossa responsabilidade com o Santo Padre, rezarmos nas intenções do Santo Padre. E São João Paulo II, então, é um grande intercessor para as nossas terras, porque foi ele que nos concedeu este presente concedendo a nossa Igreja catedral, que é a Igreja mãe, que é a Igreja do nosso bispo, o título de Basílica”, contou da Arquidiocese da Paraíba, padre Allan Karlos.

Edma e família já vivem há alguns anos em João Pessoa e tiveram nesta igreja uma experiência bonita com Deus pelas mãos de Nossa Senhora. “Eu não consegui engravidar, já tinha mais de 3 anos e realmente o problema era comigo, não era com meu esposo. E eu prometi a ela que se eu fosse mãe, se ela me deixasse ser mãe, eu criaria minha filha, meu filho, dentro da Igreja intercedendo como os passos que ela é na nossa vida, sendo um exemplo. E está aqui meu milagre”, testemunhou a bancária, Edma Raponi. 

Dentro ou fora da Catedral de Nossa Senhora das Neves, é possível sentir o cuidado e o zelo para com este espaço sagrado. A recente pintura na fachada, por exemplo,realça a grandiosidade deste lugar que acolhe fiéis, guarda memórias e, sobretudo, fortalece a espiritualidade do povo pessoense.

“E aí nós iniciamos com a pintura externa e a recuperação da fachada e das torres que estavam muito deterioradas pela ação do tempo, sobretudo as chuvas na parte interna das torres e agora com a iluminação, devolvendo vida ao centro aqui da nossa cidade”, concluiu o padre. 

Símbolo de fé, de história, do amor de Deus, que se atualiza por cada filho, catedral que guia a cidade e também os corações de todos que por ela passam.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content