Encontro acontece neste fim de semana e reflete sobre o cuidado da Criação à luz da Carta Encíclica Laudato si’, que completou dez anos de publicação
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV alimenta peixes na inauguração do Borgo Laudato si’ / Foto: Reprodução Reuters
Neste fim de semana, Castel Gandolfo sediará um evento que discute a missão ecológica da Igreja e o chamado ao cuidado da casa comum. O encontro acontecerá entre os dias 19 e 21 deste mês e é promovido pela Seção para a Salvaguarda da Criação, que pertence à Pastoral Social do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).
O tema do evento é “Laudato si’: Conversão e Compromisso”, em referência à carta encíclica publicada pelo Papa Francisco em 2015. Durante os três dias, bispos e diretores nacionais responsáveis pelo cuidado estarão reunidos para refletir juntos sobre a missão ecológica e social da Igreja. Participarão também organizações relevantes engajadas tanto no cuidado da Criação quanto na missão social da Igreja.
A abertura do evento ficará a cargo da secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, irmã Alessandra Smerilli. Na inauguração do Borgo Laudato si’, a religiosa indicou que, mais do que um texto ecológico, a carta é uma “encíclica social”.
Além de comemorar os dez anos da Laudato si’, o encontro também coincide com o Tempo da Criação, uma iniciativa ecumênica que todos os anos se inicia em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e se encerra em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.