Comunicado da Santa Sé dá detalhes sobre os compromissos do representante pontifício em território estadunidense, incluindo encontro com o presidente Biden
Da Redação, com Vatican News
A mais recente etapa da missão de paz do arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Matteo Maria Zuppi, foi concluída. O enviado do Papa Francisco, que já havia visitado Rússia e Ucrânia com o objetivo de auxiliar a aliviar as tensões da guerra, visitou os Estados Unidos entre os dias 17 e 19 deste mês.
Segundo comunicado da Santa Sé publicado nesta quarta-feira, 19, o representante pontifício chegou ao território estadunidense na noite da segunda-feira, 17, acompanhado de um oficial da secretaria de Estado do Vaticano.
Os enviados se reuniram com o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, Dom Timothy Broglio, na Nunciatura Apostólica. Durante a conversa, foram trocadas algumas reflexões sobre a guerra na Ucrânia e sobre as iniciativas da Santa Sé em favor das vítimas e da paz.
Encontro com o presidente Biden
Na terça-feira, 18, a delegação integrada também pelo Núncio Apostólico, Dom Christophe Pierre, e pelo Conselheiro da Nunciatura Apostólica, Monsenhor Séamus Patrick Horgan, encontrou-se com alguns membros da Comissão sobre a Segurança e a Cooperação na Europa do Governo dos Estados Unidos. Ao órgão, foram apresentados a natureza e o desenvolvimento da missão confiada pelo Santo Padre e, juntos, refletiram sobre como ampliar sua eficácia.
Na tarde do mesmo dia, o Cardeal Zuppi e outros integrantes da comitiva se dirigiram à Casa Branca, onde foram recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden. A ele, o enviado pontifício entregou uma carta do Papa Francisco, ressaltando a dor do Papa pelo sofrimento causado pela guerra.
Leia mais
.: Santa Sé reitera apelo pela paz na Ucrânia e pela segurança dos civis
O encontro se iniciou por volta das 17 horas e durou mais de uma hora, em uma atmosfera de grande cordialidade e escuta recíproca. O comunicado da Santa Sé relata que, “durante a conversa, foi garantida a total disponibilidade a apoiar iniciativas no âmbito humanitário, especialmente para crianças e pessoas mais frágeis, seja para responder a essa urgência, seja para promover caminhos de paz”.
No último dia da visita, pela manhã, a delegação vaticana participou do Senate Prayer Breakfast (Café da Manhã de Oração do Senado) na sede do Congresso dos Estados Unidos. Aos presentes, o Cardeal Zuppi falou sobre os encontros que teve durante as várias etapas de sua missão de paz. Por outro lado, foi expresso o apreço pelos esforços da Santa Sé e enfatizada a responsabilidade de cada um em trabalhar pela paz.