12 e 13 de outubro

Cardeal Sérgio da Rocha preside peregrinação de outubro em Fátima

Peregrinação de outubro em Fátima terá maior grupo de peregrinos de nacionalidade diferente desde o início da pandemia

Da Redação, com Santuário de Fátima

Dom Sérgio da Rocha/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, preside a Peregrinação Internacional Aniversária de outubro em Fátima, Portugal. Desde o início da pandemia, a peregrinação regista pela primeira vez, o maior grupo de peregrinos de nacionalidade diferente.

Dos 37 grupos inscritos, há peregrinos de Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polónia e Estados Unidos da América, registando-se também um grupo filipino residente na Holanda.

A peregrinação de outubro celebra a 6ª Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos. Com particular destaque para o chamado “milagre do Sol”, esta é a última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda muito marcado pela pandemia.

Esta Peregrinação Aniversária tem o tema do ano pastoral, “Louvai o Senhor, que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa, procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia.

A Peregrinação começa nesta terça-feira, 12, às 21h30 (hora local) com o Rosário internacional, na Capelinha das Aparições, seguido de Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração. No dia 13 de outubro, às 9h (hora local), o Rosário internacional na Capelinha das Aparições e, às 10h (hora local), Missa internacional, com a Palavra ao Doente, e procissão do Adeus no Altar do Recinto.

Novas regras, mesmo cuidado

Em 1 de outubro, entraram em vigor novas regras para as celebrações religiosas, decretadas pela Conferência Episcopal Portuguesa. O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, convidou os peregrinos a regressarem a Fátima com “responsabilidade e cuidado” de forma que este novo período possa ser uma “transição serena e progressiva”.

Ainda será obrigatório o uso da máscara e a higienização das mãos à entrada do Recinto, bem como o distanciamento. Serão reforçadas algumas informações aos peregrinos e o Santuário recomenda especial cuidado e prudência aos peregrinos e participantes que façam parte de um grupo de risco e que pretendam participar nas celebrações.

O cardeal brasileiro, Dom Sérgio da Rocha, foi o convidado da Peregrinação de maio de 2020, mas devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo