Nomeação do Papa

Cardeal Sérgio da Rocha é novo membro da Congregação para os Bispos

Decisão do Papa foi anunciada nesta quinta-feira, 4; “Recebo esta nomeação com humildade e gratidão”, afirmou o arcebispo de Salvador

Da redação, com Arquidiocese de São Salvador

Dom Sérgio Rocha /Foto: Arquidiocese de São Salvador

Cardeal Sergio da Rocha é nomeado membro da Congregação para os Bispos. O purpurado é arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

A decisão do Papa Francisco foi anunciada nesta quinta-feira, 4. Na ocasião, também foi nomeado para a mesma função o cardeal americano Joseph William Tobin, de Newark.

Gratidão

“Recebo esta nomeação com humildade e gratidão ao Papa Francisco”. É o que afirmou Dom Sérgio após a nomeação.

O cardeal destacou que espera contar com a graça de Deus e as orações de todos, para poder cumprir de modo fiel e generoso esse serviço à Igreja.

“A nomeação representa um gesto de bondade do Papa em relação a mim e, sobretudo, de grande estima e consideração pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil”.

A nomeação para ser membro da Congregação para os Bispos não é uma honraria sublinhou Dom Sérgio. O primaz do país frisou que o serviço é muito exigente.

“Sou chamado a prestar à Igreja, a pedido do Papa, continuando minha missão de Arcebispo de Salvador”, concluiu 

A Congregação para os Bispos

A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana. Ela cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos.

Há um campo de atuação vasto e de especial importância na Igreja.

Presidência

O atual prefeito da Congregação para os Bispos é o Cardeal canadense Marc Ouellet e o Secretário é o bispo brasileiro Dom Ilson Montanari.

É importante recordar que: Dom Lucas Moreira Neves, que foi Arcebispo de Salvador de 1987 a 1998, desempenhou o ofício de prefeito da Congregação para os Bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo