Após completar Jubileu de Ouro no dia 7 de dezembro, arcebispo do Rio de Janeiro é homenageado com Missa neste sábado, 14
Da Redação, com Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra neste sábado, 14, os 50 anos de ordenação presbiteral de seu arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta. Para comemorar, foi celebrada a Santa Missa em ação de graças pelo Jubileu de Ouro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, às 8h.
A celebração foi seguida por homenagens ao arcebispo. A data oficial da comemoração, 7 de dezembro, foi adiada devido aos compromissos de Dom Orani em Roma, onde participou do Consistório convocado pelo Papa Francisco, onde foram criados 21 novos cardeais para a Igreja.
Dom Orani ingressou na Ordem Cisterciense aos 18 anos e foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1974. Desde 2009, está à frente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, consolidando-se como figura de destaque em âmbito religioso e social.
Entre os momentos marcantes de sua trajetória está a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que contou com a participação do Papa Francisco. Elevado ao cardinalato em 2014, Dom Orani continua a contribuir para importantes comissões do Vaticano, como o Dicastério para a Evangelização, o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e a Pontifícia Comissão para a América Latina, além de atuar como Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).