Caridade

Cardeal enviado do Papa leva doações para auxílio aos ucranianos

Cardeal Konrad Krajewsk chegou à Ucrânia e fará o transporte de geradores e roupas térmicas para a população ucraniana que sofre com temperaturas rigorosas de 15 graus abaixo de zero

Da redação, com Vatican News

Inverno na Ucrânia / Foto: Maxym Marusenko via Reuters Connect

O Cardeal Konrad Krajewski chegou a Lviv nessa segunda-feira, 19, dirigindo uma van do Vaticano com uma carga de quase 40 geradores elétricos e uma grande quantidade de roupas térmicas.  O Departamento Vaticano para a Caridade recolheu os objetos para amparar os ucranianos frente à temperatura que nos últimos dias chegou a cair 15 graus abaixo de zero. Krajewski realiza essa ação a pedido do Papa que se une como Igreja em preparação ao Natal, contribuindo no auxílio à população atormentada pelo conflito e suas consequências.

Da Polônia para Lviv

O cardeal informou por telefone que também na Polônia, na cidade fronteira de Przemyśl, chegara nas últimas horas dois caminhões com outras roupas e geradores. Eles foram entregues à Caritas local, que há mais de nove meses atua na recepção e assistência aos refugiados, especialmente mulheres com seus filhos, muitos dos quais fugiram das regiões de Donbass.

Filas longas e ruas bloqueadas

Ao cruzar a fronteira polonesa, disse não ser fácil por haver filas que duram cerca de 8 a 15 horas. “O procedimento é longo, mas principalmente devido à quantidade de neve que não foi removida, as estradas de entrada e saída estão todas bloqueadas. Havia uma fila de 30 km de caminhões que havia parado e os caminhões bloquearam três quartos da estrada”.

Por portar um passaporte diplomático e o seu carro com emblemas do Vaticano, o cardeal conseguiu passar rapidamente.  “Cinco minutos na Polónia, cinco minutos na Ucrânia. Tempo suficiente para as verificações… Eles são muito gentis quando veem o carro do Vaticano transportando ajuda”.

Pontualidade que salva vidas

Para o cardeal, o fator tempo é um elemento fundamental: chegando rapidamente às zonas de guerra com roupas térmicas e geradores, também podem salvar vidas. O frio e a impossibilidade de ter corrente contínua para aquecer, cozinhar e iluminar os apartamentos é o agonizante desafio que os ucranianos têm pela frente nestes meses de inverno após a destruição de inúmeras infraestruturas.

Na segunda-feira, 19, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que nas últimas 24 horas a eletricidade foi restabelecida para quase 6 milhões de habitantes na Ucrânia, mas ainda há muito o que fazer para atender às necessidades da população. “A Esmolaria Apostólica garante que todas as coisas cheguem ao seu destino e também que consigamos superar o problema da fronteira ucraniana”, diz Krajewski.

Viajando sozinho

Nesta terça-feira, 20, ele seguirá sozinho para visitar várias cidades afetadas, incluindo Zaporizhzhia, Odessa e a capital Kyiv. “Farei de 4 a 5  viagens para trazer os geradores porque acima de tudo aqui de Lviv você pode chegar a lugares diferentes com carros pequenos. Dessa forma continuamos este serviço ao povo do Santo Padre. De fato, não basta ter as roupas, não basta ter os geradores, tem que saber levá-los aos vários locais e, como disse, não é nada fácil. Principalmente com essas temperaturas”.

Mais caminhões por vir

Mais caminhões chegarão amanhã. “Eu me comprometo a fazer essas etapas”, diz o cardeal. “Serei o motorista para retirar os caminhões o mais rápido possível. Existem dificuldades que a gente nem sabe, mas quando a gente quer tudo se torna possível. Quero agradecer aos nossos doadores e garantir que todos as doações cheguem de forma rápida e direta”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo