JUBILEU

Cardeal De Aviz: consagrados juntos em direção ao Jubileu de 2025

O Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica fala sobre o encontro entre consagrados que será realizado em Roma tendo em vista a preparação mundial para o Jubileu 2025

Cardeal Braz de Aviz / Foto: Arquivo

Da redação, com Vatican News

Mais de 300 representantes da vida consagrada de mais de 60 países estarão reunidos em Roma, de 1 a 4 de fevereiro, para um encontro preparatório antes do Jubileu de 2025.

Cada país será representado por um religioso, uma religiosa, um membro de um instituto secular e uma consagrada pertencente à Ordo Virginum. Juntos viverão uma nova fase do caminho rumo ao Ano Santo para partilhar experiências de vida e missão. Regressarão então aos seus respectivos países com o mandato de continuarem a ser um sinal de reconciliação entre os povos.

“Peregrinos da esperança, no caminho da paz” é o tema do Jubileu da Vida Consagrada que será realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 2025. Os consagrados e as consagradas querem refletir sobre a grande necessidade de paz, uma urgência do nosso tempo, para responder ao apelo do Papa Francisco de criar, por meio do caminho jubilar, um clima de esperança e confiança como sinal de renascimento do qual toda a humanidade sente necessidade.

“Nós pensamos que agora juntos podemos pensar estes valores da esperança e da paz que nós colocamos no centro desse nosso caminho na direção do Jubileu, peregrinos da esperança, num caminho de paz, caminhando na paz, buscando a paz. Nós queríamos então juntos, mas não mais só nós, mas no estilo sinodal, no estilo que nós aprendemos, estamos aprendendo a caminhar, começando desde a participação de todos, até esse momento em que quatro representantes dessas nossas congregações possam chegar até aqui para estarmos juntos”, disse o Card. João Braz de Aviz, Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O programa será desenvolvido por meio de quatro temas principais: 1 de fevereiro: «Acreditando na esperança»; 2 de fevereiro: «Crescendo na caridade»; 3 de fevereiro: «Com a força da fé»; 4 de fevereiro: «Testemunhando a esperança».

Missa com o Papa

Durante o evento, no dia 2 de fevereiro, Festa da Vida Consagrada, o Papa Francisco presidirá à missa na Basílica de São Pedro às 17h30 locais (13h30 no horário de Brasília) com transmissão ao vivo e comentários em português do Vatican News.

“Nós teremos conosco naquele dia o Papa que preside a missa, aqui na Basílica de São Pedro, e nós teremos em seguida ainda uma ou duas missas que serão feitas aqui em Roma e uma será ainda na Basílica de São Pedro justamente com este mesmo de estar nos lugares dos apóstolos, estar no lugar onde a fé cristã é iluminada por esse magistério de Pedro, onde nós podemos encontrar toda essa energia nova do Evangelho pra caminhar.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo