VISITA PASTORAL

Cardeal Czerny leva consolo e esperança a doentes no Peru

Enviado do Papa para a celebração do Dia Mundial do Enfermo na Diocese de Chiclayo, cardeal visitou hospital nesta segunda-feira, 9

Da Redação, com Celam

A imagem ilustra um cardeal da Igreja Católica, com suas habituais vestes, cumprimentando um homem enfermo, usando máscara, deitado em um leito hospitalar.

Cardeal Czerny visitou Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo, em Chiclayo, nesta segunda-feira, 9 / Foto: Reprodução Celam

As atividades celebrativas do Dia Mundial do Enfermo na Diocese de Chiclayo, no Peru, tiveram início nesta segunda-feira, 9. A programação contou com a presença do enviado especial do Papa Leão XIV, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, Cardeal Michael Czerny,

A delegação pontifícia chegou ao Peru neste domingo, 8. A presença do cardeal é um sinal concreto da comunhão do Santo Padre com a diocese local, onde ele mesmo serviu como bispo antes de ser eleito Papa. O bispo de Chiclayo, Dom Edinson Edgardo Farfán Córdova, destacou, em breves palavras, que receber o enviado do Papa é receber o próprio Pontífice.

Leia mais
.: Papa: ser próximo do outro depende da decisão de amar
.: Papa exorta fiéis a pedirem intercessão da Virgem Maria pelos doentes

Czerny foi acolhido por fiéis, agentes pastorais e autoridades eclesiais junto aos colaboradores da Santa Sé e representantes da Nunciatura Apostólica no Peru que o acompanham neste período. Sua visita faz parte de uma celebração que destaca os doentes, os profissionais de saúde e aqueles que acompanham o sofrimento humano através de um serviço silencioso e diário.

A imagem ilustra um cardeal da Igreja Católica vestindo clérgima e paletó com a mão direita erguida em gesto de aceno. Ao seu lado está um bispo católico, também vestindo clérgima e paletó.

Cardeal Czerny acena para fiéis em sua chegada a Chiclayo / Foto: Reprodução Celam

Visita a hospital

No primeiro dia de atividades, o cardeal realizou uma visita pastoral ao Hospital Nacional Almanzor Aguinaga Asenjo, em Chiclayo, levando uma mensagem de proximidade, consolo e esperança àqueles que se encontram doentes. Durante sua passagem pelo local, o representante do Papa teve breves encontros com pacientes e seus familiares, ouvindo seus testemunhos e compartilhando palavras de encorajamento espiritual, confiando seus sofrimentos e esperanças a Deus.

O prefeito do dicastério também se dirigiu a médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários administrativos, aos quais expressou gratidão pela sua dedicação diária.

A programação da visita continua nesta terça-feira, 10. Incluindo um evento acadêmico com foco nos desafios da área da saúde, o evento contará com a participação de três especialistas internacionais: Luis Soalri, Luz Loo e o padre Alejandro Álvarez. Na quarta-feira, 11, a Missa presidida pelo Cardeal Czerny e concelebrada pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Paolo Rocco Gualtieri, e Dom Edinson Farfán, concluirá as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Enfermo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content