10ª Congregação Geral

Cardeais discutem perfil do futuro Papa: pastor próximo das pessoas

10ª Congregação Geral em preparação ao conclave reuniu 179 cardeais, dentre os quais 132 têm direito a voto para eleger o novo Papa

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Joyce Mesquita

Foto: Reprodução Vatican News

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, apresentou aos jornalistas na manhã desta segunda-feira, 5, as informações sobre a 10ª Congregação Geral dos Cardeais, em preparação ao conclave que começa em 7 de maio.

Leia também
.: Conclave: Segredo marca todo o processo da escolha do novo Papa

A reunião contou com a presença de 179 cardeais, dentre os quais 132 são eleitores, e teve início com uma oração. Houve 26 intervenções, abordando temas centrais para a vida e a missão da Igreja. Ênfase para a natureza missionária da Igreja, chamada a não se fechar em si mesma, mas a acompanhar cada homem e mulher rumo à experiência viva do mistério de Deus. Alguns das temáticas abordadas: direito canônico, Caritas, o desafio da transmissão da fé, o cuidado da criação, o cenário de guerras, a vocação da família e educação dos filhos. Manifestou-se ainda uma forte preocupação com as divisões dentro da própria Igreja.

Também foi discutido o perfil do futuro Papa: uma figura que deve ser presente, próxima, capaz de servir de ponte e guia, de facilitar o acesso à comunhão para uma humanidade desorientada e marcada pela crise da ordem mundial. Um pastor próximo da vida real das pessoas.

Os cardeais também acenaram à expressiva presença de jornalistas no Vaticano para esta cobertura. Segundo o portal Vatican News, são 5600 os profissionais credenciados. Para o colégio cardinalício, isso representa o interesse do mundo pela mensagem da Igreja.

O cardeal Camerlengo, Kevin Farrell, fez o sorteio dos quartos que os cardeais devem ocupar na Casa Santa Marta, local onde se hospedam durante o conclave. A entrada no local pode ocorrer a partir de amanhã, 6. Todos serão alojados na Casa Santa Marta e na adjacente “Santa Marta velha”. 

Na quarta-feira, 7, a missa que marca a abertura do conclave será às 10h (horário local, 5h em Brasília). No conclave, haverá duas votações de manhã e duas à tarde. Porém, Bruni informou que a fumaça aparecerá na capela Sistina duas vezes ao dia. Só haverá fumaça após a primeira votação de cada período se houver definição do novo Papa.

Hoje à tarde, das 17h às 19h (horário local, 12h às 14h em Brasília) haverá a 11ª Congregação Geral dos cardeais. Às 15h (hora local) haverá, na Capela Paulina, o juramento dos oficiais e funcionários do Conclave. Os 133 cardeais eleitores agora já estão todos presentes em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo