Grupo de Trabalho

Canção Nova participa de reunião com Expressões Carismáticas Católicas

Encontro aconteceu na sede do Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Pâmela Maria

Padre Wagner Ferreira /Foto: Reprodução Canção Nova

Neste sábado, 3, o novo presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira participou da reunião do Grupo de Trabalho (GT) das Expressões Carismáticas Católicas. O encontro aconteceu na sede do Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além dos membros do GT das Expressões Carismáticas Católicas e do presidente da Canção Nova, estiveram presentes o secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, Reinaldo Bezerra dos Reis e um representante da Comunidades Shalom.

Padre Wagner Ferreira comentou sobre a contribuição da Canção Nova e das Novas Comunidades para a integração da Igreja. O sacerdote frisou que o carisma da Canção Nova é um convite para a vivência intensa do amor fraterno.

“Penso que no contexto da vida da Igreja e da vida em sociedade os membros da Canção Nova devem viver este testemunho de amor fraterno de modo a contribuir para tantas realidades”, opinou.

A coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão – Charis, Kátia Roldi também esteve presente na reunião e destacou que o organismo implantado pelo Papa Francisco estabelece um diálogo entre as expressões carismáticas dentro da Igreja.

Grupo de Trabalho das Expressões Carismáticas Católicas

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira de Melo comentou sobre o processo de criação, o trabalho e a finalidade desse GT.

“O Espírito Santo têm dado à Igreja muitos carismas e nós temos a dificuldade de abraçar e ouvir todas estas expressões carismáticas. Por conta disso, pensamos nesse GT, (…) que ele seria importante neste contexto. Ele é uma oportunidade para (…) sentarmos e ouvirmos estas expressões e o Serviço Nacional de Comunhão – Charis para ampliarmos esse diálogo”, revelou o bispo.

O GT foi aprovado na reunião do Conselho Permanente da CNBB, em junho de 2021. Em novembro daquele mesmo ano e em março de 2022 os participantes puderam se apresentar e expressar suas impressões, abrindo uma interlocução fraterna e responsável, em um clima de escuta e comunhão.

Participam do GT, fiéis leigos e leigas representantes do movimento Carismático e suas expressões na Igreja no Brasil (Renovação Carismática Católica, Novas Comunidades e o Serviço de Comunhão Charis), leigos e leigas da Comissão para o Laicato, bispos referenciais e peritos em Direito Canônico e Vida Consagrada.

Comunhão e acolhimento

O objetivo das reuniões é acolher e ouvir para aprofundar o amor e a importância do papel de cada carisma dentro da Igreja. “Olhar sempre na perspectiva da riqueza e não como um problema, (…) sempre buscando um caminho de comunhão”, pontuou Dom Giovane.

O secretário geral da CNBB, Dom Joel reafirmou que a Igreja é, acima de tudo, comunhão. “O Espírito vai fazer nascer dentro da Igreja inúmeros carismas. (…) Uma das funções que cabe aos bispos é colocar estes carismas em comunhão”, explicou. O bispo prosseguiu reforçando que o GT busca a comunhão entre as diversas formas de viver a espiritualidade para enriquecer a Igreja.

O bispo incentiva as dioceses e arquidioceses a contribuírem neste movimento de integração entre as diversas forças que brotam da espiritualidade da RCC e também outras que tem fidelidade ao Evangelho.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo