Nesta sexta-feira

Canção Nova abre eventos em 2022 com retiro dedicado às famílias

Acampamento acontece dentro do Ano Família Amoris Laetitia e reforça valores básicos de comunhão, partilha e perdão dentro das famílias

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Joyce Mesquita

Foto: Andréia Britta – Canção Nova

“Minha Família está protegida pelo Sangue de Jesus”. Este é o tema do Acampamento da Canção Nova que começa nesta sexta-feira, 7. O evento, que abre o mês de janeiro, é voltado para as famílias. Ele acontece na sede da comunidade – localizada em Cachoeira Paulista (SP).

Aberto à participação presencial de fiéis, o acampamento também será transmitido pelo Sistema Canção Nova de Comunicação. Para participação presencial, os fiéis devem respeitar os protocolos de prevenção à covid-19: uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Os casais missionários da Canção Nova, Diácono Waldir Rodrigues e Ivana Brandão, Marcos Leal e Renata Vasconcelos, Natalgil e Cristiane Silva estarão à frente do evento.

Uma “Noite Oracional para as famílias” acontece no sábado, 8, às 21h, no Rincão do Meu Senhor. O momento terá a participação dos cantores católicos: Juninho Cassimiro e Fátima Souza. No domingo, 9, a programação será retomada a partir das 8h30, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O missionário da Canção Nova, padre Márcio Padro, preside as missas de abertura (hoje, às 20h) e de encerramento (no domingo, às 15h) no Santuário do Pai das Misericórdias.

Ano Família Amoris Laetitia

O sacerdote sublinha o fato de o retiro acontecer dentro do Ano Família Amoris Laetitia – instituído no dia 19 de março de 2021, com encerramento previsto para 26 de junho deste ano.

Leia também
.: Padre indica como deve ser o Ano “Família Amoris Laetitia” no Brasil

“É importante que façamos essa meditação, façamos meditações a respeito desse documento do Papa Francisco: Amores Laetitia”, disse. O presbítero recorda que a exortação fala sobre a alegria do amor, alegria de se viver em família, alegria da partilha, alegria de viver o Evangelho e de testemunhar o Evangelho dentro da família.

Padre Márcio comenta que as famílias têm sofrido neste tempo atual. “Os filhos sofrem com a separação, com as brigas, com a destruição da família”, indica.

Por conta desta realidade, o sacerdote reforça que esta exortação do Papa, este ano dedicado à família e também esse acampamento contribuem para reforçar valores básicos de comunhão, partilha e perdão dentro das famílias.

Acesse
.: Exortação apostólica Amoris Laetitia

A Canção Nova e a preocupação com as famílias

A família é uma preocupação da Igreja e também da Canção Nova, destaca padre Márcio. Segundo o presbítero, é dentro da família que surgem as vocações, os profissionais e se vive de maneira melhor a realidade da sociedade.

“Se na família se vive a harmonia, a partilha e a reconciliação, isso se espalha (…). Então é importante um retiro como esse, para que cada família, como pequena igreja, possa então contagiar as outras igrejas domésticas. Assim, consequentemente teremos uma sociedade melhor”, opina.

As pregações desse acampamento serão voltadas para a oração. “Rezaremos pelas famílias, pedindo a proteção do sangue de Jesus. (…) O Senhor derramou seu sangue por cada ser humano, por cada filho e filha e por cada família também”, disse o sacerdote, em referência ao tema do retiro.

Leia também
.: CNBB oferece subsídio à Igreja no Brasil sobre a Amoris Laetitia

Segundo padre Márcio, o Senhor deseja salvar a família. “Que a família possa crer então em nosso Senhor”, comenta. O presbítero reforça que toda Canção Nova irá clamar, pedindo o sangue de Jesus, pedindo principalmente pelas famílias e cada um de seus membros.

Poder da oração

Dentro da família, é importante que se viva a oração, explica o sacerdote, assim como se vive a partilha. “Que a família tenha tempo para rezar, que tenha tempo para no mínimo ir à Santa Missa aos domingos e, claro, a família deve ser incentivada também a servir a Deus”.

De acordo com padre Márcio, as famílias devem se engajar em uma Pastoral, em um trabalho na Igreja, na sua Paróquia. E, além disso, viver outros momentos de oração: um terço, um momento devocional ou uma novena.

“Que dentro da família se cultive esse espírito de oração. As refeições são um ótimo momento também para se se compartilhar, para agradecer a Deus. Também os momentos em que surgir algum problema, alguma situação difícil, complicada, são oportunidades para a família parar um pouquinho para rezar naquela intenção”, indica.

O desejo do sacerdote é que as famílias possam se fortalecer e possam então viver em clima de oração, compartilhando coisas boas, ruins, difíceis. “Tudo isso, sempre cultivando o amor a Deus através da oração, através das realidades simples do cotidiano. É importante partilhar coisas ruins, mas também as coisas boas que se vive dentro da família”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo