Solidariedade

Campanha SOS Petrópolis é lançada para ajudar atingidos pela chuva

Regiões do município foram devastadas e 35 mortes foram confirmadas; campanha foi lançada pela Arquidiocese do RJ

Da redação, com agências

Cenário de devastação em Petrópolis /Foto: Ricardo Moraes – Reuters

Regiões da cidade de Petrópolis (RJ) foram devastadas pela forte chuva que atingiu o município nesta terça-feira, 15. Mortes, deslizamentos de terra, veículos arrastados com a força da correnteza, vias bloqueadas. Estas foram algumas consequências da tempestade.

Diante do cenário de devastação, a Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou a campanha SOS Petrópolis. A iniciativa visa ajudar as famílias que foram atingidas. As doações em dinheiro podem ser feitas por meio de uma conta emergencial da Cáritas Arquidiocesana.

Em sua conta no twitter, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, lançou um apelo: “Filhos e filhas, peço que neste momento de extrema necessidade dos nossos irmãos e irmãs da diocese de Petrópolis, a nossa caridade e oração possam socorre-los velozmente. (…) Confio no seu coração generoso”.

Imagem: Divulgação

Mortes

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros informaram que foram contabilizadas, até o momento, 35 mortes.

O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra. O Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

Devastação

Um dos locais mais afetados foi o morro da Oficina, no Alto da Serra, onde grande deslizamento de terra atingiu várias moradias. Segundo a prefeitura de Petrópolis, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas no local.

Houve ocorrências também nas regiões: 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar, além das ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.

A Prefeitura decretou estado de calamidade pública. Segundo a Defesa Civil, ainda há previsão de chuva moderada na cidade.

Diocese de Petrópolis

Também na manhã desta quarta-feira, 16, o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, manifestou sua preocupação diante das consequências da chuva que atingiu o município. Segundo o prelado, as igrejas localizadas na região mais atingida estão abertas para acolher as pessoas que precisam de abrigo. “Estamos nos unindo”, disse.

Dom Gregório pediu a solidariedade de todos e afirmou que ele está acolhendo uma família em sua residência. “Acolham parentes, amigos e quem vive este desespero de procurar um local para ficar”, pediu.

Assista, abaixo, ao apelo do bispo diocesano em vídeo divulgado no Facebook da diocese de Petrópolis: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo